Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação de professores do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva da educação inclusiva. A Licenciatura Integrada é um curso de nível superior que designa formar profissionais para os anos iniciais (1ª a 5ª ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos, 1ª e 2ª etapa), a partir desse contexto, surgiu o questionamento sobre a formação dos professores de Licenciatura Integrada, a respeito da educação inclusiva, isto porque é desejado que o egresso tenha capacidade de atuar em projetos de ensino e pesquisa, de forma a trabalhar estudos com uma relação permanente com a matemática, ciências, linguagens e estudos sociais, assim como de orientar crianças e jovens para lerem e escreverem dominando técnicas e tecnologias, bem como seu meio de inserção ao tempo que seja capaz de dialogar com diversas culturas dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender se o processo formativo orienta os discentes para a educação inclusiva dos estudantes em sala de aula ao ensinarem matemática, ciências, linguagens e estudos sociais. Nesse sentido, esta pesquisa é qualitativa, pois trabalha com a reflexão de dados adquiridos com o uso de um formulário eletrônico, com respostas de egressos do curso de Licenciatura Integrada. Para as discussões reflexivas e a caracterização do cenário de formação dos egressos, também utilizamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as ementas e a grade curricular. Após análise das respostas dos discentes, a maioria sugere melhorias ao trabalhar a educação inclusiva, o que evidencia que no curso de Licenciatura Integrada, há a urgência de novos componentes curriculares ou atualização dos já existentes para que orientem a futura docência para atender as demandas atuais da sociedade a respeito da educação inclusiva para os anos iniciais e EJA.

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