Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EJAI: DESAFIOS DA INVISIBILIDADE E DESVALORIZAÇÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade da educação básica, com suas especificidades, que oferece a oportunidade para que os estudantes retomem os estudos e concluam sua formação, abrindo portas para melhorias em suas vidas de maneira geral. Apesar de ter sido reconhecida na nova legislação educacional, a EJAI enfrenta dificuldades para se firmar, principalmente pela falta de diretrizes específicas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dificultando sua valorização. (Catelli Jr, 2019). Este artigo aborda a invisibilidade e desvalorização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) no Brasil, destacando como essa modalidade é frequentemente considerada uma alternativa inferior de ensino, resultando na desvalorização tanto dos alunos quanto dos educadores envolvidos. A pesquisa fundamenta-se em autores como Paulo Freire (1967), que defende a educação como um ato de liberdade e inclusão, e a perspectiva de Bourdieu (1998) sobre capital cultural, que ajuda a entender as desigualdades enfrentadas pelos alunos da EJAI. Mediante uma análise qualitativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da literatura especializada, constatou-se que a ausência de reconhecimento social impacta negativamente tanto a autoestima dos estudantes quanto a valorização do trabalho dos professores. Os resultados evidenciam que a EJAI enfrenta desafios, como a estigmatização e a falta de políticas públicas específicas, favorecendo sua invisibilidade no cenário educacional e sua marginalização na legislação recente. A BNCC (2018), ao não apresentar diretrizes específicas para a EJAI, consequentemente reforça essa exclusão. A literatura especializada ressalta que fortalecer a EJAI é fundamental para uma educação inclusiva e equitativa, por meio de ações que garantam seu reconhecimento e melhoria. Dessa forma, conclui-se que ampliar a visibilidade da EJAI e implementar políticas que garantam seu devido reconhecimento são medidas fundamentais para valorizar alunos e educadores, contribuindo para a construção de uma educação mais democrática e acessível.

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