DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POPULARIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES À POPULAÇÃO NÃO UNIVERSITÁRIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125294 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POPULARIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES À POPULAÇÃO NÃO UNIVERSITÁRIA." "resumo" => "Assim como a ciência, as redes sociais vêm evoluindo constantemente, com novos recursos tecnológicos, ferramentas e aplicativos avançados, com o intuito de solucionar a comunicação à distância, ajudando também na divulgação de informações abrangendo diferentes usuários. Tendo a ciência papel no solucionar, desvendar e explicar acontecimentos do mundo, apresenta uma série de informações importantes para a sociedade, todavia, inacessível pelo tipo de portal divulgado e linguagem utilizada. Dessa forma, o presente trabalho visa socializar a experiencia e resultados obtidos no desenvolvimento de uma página de divulgação científica por alunos da Universidade Estadual do Maranhão. Para o desenvolvimento do projeto, estudantes de variados períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (UEMA-CESPI), foram reunidos para participarem de cursos de capacitação em Escrita Cientifica, e criação de uma página de divulgação na plataforma Instagram. Além da participação do curso, uma rotina de leituras acadêmicas foi estabelecida entre os estudantes do grupo, com a finalidade de familiarizá-los com a linguagem científica. Um rodizio de publicações foi estabelecido, e por meio da plataforma/aplicativo Canva, os estudantes montaram posts carrossel, que foram compartilhados na página do projeto (@desmitific4ndo). Os posts, não apresentam uma única linha de pesquisa como foco, tendo como regra única, a utilização de linguagem acessível e síntese dos principais objetivos e resultados dos artigos lidos pelos estudantes. Obtivemos através do projeto, até o momento, nove posts resumindo trabalhos acadêmicos com temas relevantes, e permitindo que pessoas não pertencentes a realidade universitária tenha acesso a tais informações. Percebe-se por meio do projeto que as redes sociais podem atuar como ferramentas de grande contribuição para a popularização de dados acadêmicos e também para a caminhada rumo a alfabetização científica da população." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5908_TB1072_30102025110432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MARIANE COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviamcmonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125294 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POPULARIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES À POPULAÇÃO NÃO UNIVERSITÁRIA." "resumo" => "Assim como a ciência, as redes sociais vêm evoluindo constantemente, com novos recursos tecnológicos, ferramentas e aplicativos avançados, com o intuito de solucionar a comunicação à distância, ajudando também na divulgação de informações abrangendo diferentes usuários. Tendo a ciência papel no solucionar, desvendar e explicar acontecimentos do mundo, apresenta uma série de informações importantes para a sociedade, todavia, inacessível pelo tipo de portal divulgado e linguagem utilizada. Dessa forma, o presente trabalho visa socializar a experiencia e resultados obtidos no desenvolvimento de uma página de divulgação científica por alunos da Universidade Estadual do Maranhão. Para o desenvolvimento do projeto, estudantes de variados períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (UEMA-CESPI), foram reunidos para participarem de cursos de capacitação em Escrita Cientifica, e criação de uma página de divulgação na plataforma Instagram. Além da participação do curso, uma rotina de leituras acadêmicas foi estabelecida entre os estudantes do grupo, com a finalidade de familiarizá-los com a linguagem científica. Um rodizio de publicações foi estabelecido, e por meio da plataforma/aplicativo Canva, os estudantes montaram posts carrossel, que foram compartilhados na página do projeto (@desmitific4ndo). Os posts, não apresentam uma única linha de pesquisa como foco, tendo como regra única, a utilização de linguagem acessível e síntese dos principais objetivos e resultados dos artigos lidos pelos estudantes. Obtivemos através do projeto, até o momento, nove posts resumindo trabalhos acadêmicos com temas relevantes, e permitindo que pessoas não pertencentes a realidade universitária tenha acesso a tais informações. Percebe-se por meio do projeto que as redes sociais podem atuar como ferramentas de grande contribuição para a popularização de dados acadêmicos e também para a caminhada rumo a alfabetização científica da população." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5908_TB1072_30102025110432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MARIANE COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviamcmonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }