Partindo do principio de que saber a tabuada na ponta da língua libera o aluno para se preocupar com outros desafios de um determinado problema matemático e que, antes de decorá-la, ele deve compreendê-la, nosso objetivo neste trabalho é dinamizar o ensino e aprendizagem da tabuada nas séries primárias, utilizando metodologia e didática inovadoras para levar o aluno a realmente aprender a tabuada. Deixando de lado o velho método de tomar a tabuada, faremos uso da tabela pitagórica e passaremos a trabalhar com atividades que mostram a relação entre os números e as propriedades da multiplicação, como a proporcionalidade e a comutatividade, sem que para isso seja necessário apresentar a definição delas, pois acreditamos que desde os primeiros anos do Ensino Fundamental é importante propor às crianças problemas que envolvam essas propriedades mesmo quando ainda não aprenderam o algoritmo da multiplicação. Utilizaremos também recursos musicais infantis, com tema da tabuada de multiplicação sendo estas melodias disponíveis em web site para download free. Com isso estaremos estudando a tabuada de forma lúdica com os alunos, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Observa-se que a tabela pitagórica proporciona uma visão mais geral dos resultados e possibilita estabelecer diversas relações, o que é uma vantagem sobre as tabuadas tradicionais organizadas em colunas. Com a música, mostraremos que cantando também se aprende e associada a atividades desafiadoras o aprendizado tornar-se-á mais prazeroso.