Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125305
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 7896
    "titulo" => "ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou compreender o perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias e o impacto causado pela pandemia do Covid-19. Assim sendo, foram aplicados questionários semiestruturados entre 2017.2 e 2023.2 aos alunos ingressantes abordando perguntas como idade, gênero, etnia, participação econômica familiar, empregabilidade, formação escolar, forma de ingresso, recebimento de auxílios, entre outros, sendo possível analisar os fatores que influenciam a escolha dos indivíduos pela licenciatura e seu perfil socioeconômico. Dados do Censo 2023 apontam que nos últimos 10 anos apenas 17% dos estudantes optaram por cursos de licenciaturas (BRASIL, 2023). Assim, compreende-se que cursos na área da educação têm sido espaços para estudantes desprivilegiados socialmente (RISTOFF, 2016). Cabe destacar que as desigualdades educacionais aumentaram após a pandemia e impactam diretamente no ensino superior (MUNIZ et al., 2023). Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise de 39 questões, demonstram que, depois da pandemia, o número de estudantes que possuem dupla jornada aumentou significativamente (de 33% para 62%), refletindo a piora na situação financeira das famílias e a necessidade de contribuir com a renda familiar. Além disso houve uma diminuição no ingresso de mulheres após a pandemia (de 50,91% no período pré-pandemia para 45,13% no pós-pandemia), enquanto a maioria dos ingressantes, tanto antes quanto após a pandemia, declaram-se pretos ou pardos. Bem como, uma minoria expressou o curso como primeira opção. Ademais, o curso de graduação continua atendendo majoritariamente estudantes residentes em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense. Logo, a partir da análise dos dados é possível inferir que, muitas vezes, a escolha pela Licenciatura em Química é baseada na escolha do possível. Contudo, acerca da pandemia do Covid-19, nota-se a intensificação das dificuldades já existentes no acesso e na permanência do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB1088_30102025222756.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125305
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 7896
    "titulo" => "ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou compreender o perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias e o impacto causado pela pandemia do Covid-19. Assim sendo, foram aplicados questionários semiestruturados entre 2017.2 e 2023.2 aos alunos ingressantes abordando perguntas como idade, gênero, etnia, participação econômica familiar, empregabilidade, formação escolar, forma de ingresso, recebimento de auxílios, entre outros, sendo possível analisar os fatores que influenciam a escolha dos indivíduos pela licenciatura e seu perfil socioeconômico. Dados do Censo 2023 apontam que nos últimos 10 anos apenas 17% dos estudantes optaram por cursos de licenciaturas (BRASIL, 2023). Assim, compreende-se que cursos na área da educação têm sido espaços para estudantes desprivilegiados socialmente (RISTOFF, 2016). Cabe destacar que as desigualdades educacionais aumentaram após a pandemia e impactam diretamente no ensino superior (MUNIZ et al., 2023). Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise de 39 questões, demonstram que, depois da pandemia, o número de estudantes que possuem dupla jornada aumentou significativamente (de 33% para 62%), refletindo a piora na situação financeira das famílias e a necessidade de contribuir com a renda familiar. Além disso houve uma diminuição no ingresso de mulheres após a pandemia (de 50,91% no período pré-pandemia para 45,13% no pós-pandemia), enquanto a maioria dos ingressantes, tanto antes quanto após a pandemia, declaram-se pretos ou pardos. Bem como, uma minoria expressou o curso como primeira opção. Ademais, o curso de graduação continua atendendo majoritariamente estudantes residentes em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense. Logo, a partir da análise dos dados é possível inferir que, muitas vezes, a escolha pela Licenciatura em Química é baseada na escolha do possível. Contudo, acerca da pandemia do Covid-19, nota-se a intensificação das dificuldades já existentes no acesso e na permanência do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB1088_30102025222756.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender o perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias e o impacto causado pela pandemia do Covid-19. Assim sendo, foram aplicados questionários semiestruturados entre 2017.2 e 2023.2 aos alunos ingressantes abordando perguntas como idade, gênero, etnia, participação econômica familiar, empregabilidade, formação escolar, forma de ingresso, recebimento de auxílios, entre outros, sendo possível analisar os fatores que influenciam a escolha dos indivíduos pela licenciatura e seu perfil socioeconômico. Dados do Censo 2023 apontam que nos últimos 10 anos apenas 17% dos estudantes optaram por cursos de licenciaturas (BRASIL, 2023). Assim, compreende-se que cursos na área da educação têm sido espaços para estudantes desprivilegiados socialmente (RISTOFF, 2016). Cabe destacar que as desigualdades educacionais aumentaram após a pandemia e impactam diretamente no ensino superior (MUNIZ et al., 2023). Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise de 39 questões, demonstram que, depois da pandemia, o número de estudantes que possuem dupla jornada aumentou significativamente (de 33% para 62%), refletindo a piora na situação financeira das famílias e a necessidade de contribuir com a renda familiar. Além disso houve uma diminuição no ingresso de mulheres após a pandemia (de 50,91% no período pré-pandemia para 45,13% no pós-pandemia), enquanto a maioria dos ingressantes, tanto antes quanto após a pandemia, declaram-se pretos ou pardos. Bem como, uma minoria expressou o curso como primeira opção. Ademais, o curso de graduação continua atendendo majoritariamente estudantes residentes em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense. Logo, a partir da análise dos dados é possível inferir que, muitas vezes, a escolha pela Licenciatura em Química é baseada na escolha do possível. Contudo, acerca da pandemia do Covid-19, nota-se a intensificação das dificuldades já existentes no acesso e na permanência do ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.