ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1088 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "O presente trabalho objetivou compreender o perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias e o impacto causado pela pandemia do Covid-19. Assim sendo, foram aplicados questionários semiestruturados entre 2017.2 e 2023.2 aos alunos ingressantes abordando perguntas como idade, gênero, etnia, participação econômica familiar, empregabilidade, formação escolar, forma de ingresso, recebimento de auxílios, entre outros, sendo possível analisar os fatores que influenciam a escolha dos indivíduos pela licenciatura e seu perfil socioeconômico. Dados do Censo 2023 apontam que nos últimos 10 anos apenas 17% dos estudantes optaram por cursos de licenciaturas (BRASIL, 2023). Assim, compreende-se que cursos na área da educação têm sido espaços para estudantes desprivilegiados socialmente (RISTOFF, 2016). Cabe destacar que as desigualdades educacionais aumentaram após a pandemia e impactam diretamente no ensino superior (MUNIZ et al., 2023). Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise de 39 questões, demonstram que, depois da pandemia, o número de estudantes que possuem dupla jornada aumentou significativamente (de 33% para 62%), refletindo a piora na situação financeira das famílias e a necessidade de contribuir com a renda familiar. Além disso houve uma diminuição no ingresso de mulheres após a pandemia (de 50,91% no período pré-pandemia para 45,13% no pós-pandemia), enquanto a maioria dos ingressantes, tanto antes quanto após a pandemia, declaram-se pretos ou pardos. Bem como, uma minoria expressou o curso como primeira opção. Ademais, o curso de graduação continua atendendo majoritariamente estudantes residentes em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense. Logo, a partir da análise dos dados é possível inferir que, muitas vezes, a escolha pela Licenciatura em Química é baseada na escolha do possível. Contudo, acerca da pandemia do Covid-19, nota-se a intensificação das dificuldades já existentes no acesso e na permanência do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB1088_30102025222756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1088 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "ANÁLISE DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "O presente trabalho objetivou compreender o perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias e o impacto causado pela pandemia do Covid-19. Assim sendo, foram aplicados questionários semiestruturados entre 2017.2 e 2023.2 aos alunos ingressantes abordando perguntas como idade, gênero, etnia, participação econômica familiar, empregabilidade, formação escolar, forma de ingresso, recebimento de auxílios, entre outros, sendo possível analisar os fatores que influenciam a escolha dos indivíduos pela licenciatura e seu perfil socioeconômico. Dados do Censo 2023 apontam que nos últimos 10 anos apenas 17% dos estudantes optaram por cursos de licenciaturas (BRASIL, 2023). Assim, compreende-se que cursos na área da educação têm sido espaços para estudantes desprivilegiados socialmente (RISTOFF, 2016). Cabe destacar que as desigualdades educacionais aumentaram após a pandemia e impactam diretamente no ensino superior (MUNIZ et al., 2023). Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise de 39 questões, demonstram que, depois da pandemia, o número de estudantes que possuem dupla jornada aumentou significativamente (de 33% para 62%), refletindo a piora na situação financeira das famílias e a necessidade de contribuir com a renda familiar. Além disso houve uma diminuição no ingresso de mulheres após a pandemia (de 50,91% no período pré-pandemia para 45,13% no pós-pandemia), enquanto a maioria dos ingressantes, tanto antes quanto após a pandemia, declaram-se pretos ou pardos. Bem como, uma minoria expressou o curso como primeira opção. Ademais, o curso de graduação continua atendendo majoritariamente estudantes residentes em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense. Logo, a partir da análise dos dados é possível inferir que, muitas vezes, a escolha pela Licenciatura em Química é baseada na escolha do possível. Contudo, acerca da pandemia do Covid-19, nota-se a intensificação das dificuldades já existentes no acesso e na permanência do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB1088_30102025222756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }