POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR PROCESSUAL-MULTIDIALOGADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125318 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1110 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR PROCESSUAL-MULTIDIALOGADA" "resumo" => "O estudo, de caráter bibliográfico-qualitativo, objetiva problematizar a coerência entre ensino e aprendizagem, discutindo o processo de avaliação da aprendizagem escolar como componente dos atos pedagógicos de ensinar e aprender, buscando mostrar a necessidade e importância de se estabelecer um diálogo em cinco eixos: i) entre educador e educandos como sujeitos; ii) entre currículo e metodologias de ensino; iii) entre planejamento e execução; iv) entre conteúdo ensinado e conteúdo cobrado em avaliações. No quinto eixo busca-se mostrar a necessidade de se estabelecer um diálogo entre os resultados das avaliações enquanto diagnósticos da realidade e decisões do professor enquanto gestor do processo pedagógico, visando assegurar o pleno direito do estudante de aprender o ainda não aprendido, situação em que, ao invés de a um instrumento de julgamento final, a avaliação torna-se um espaço de escuta, interação e reorientação do percurso educativo, garantindo um ensino mais justo, democrático e emancipatório. Nessa perspectiva diálogo, conscientização e práxis tornam-se conceitos fundantes do estudo, tendo como base teórica a perspectiva da Educação Dialógica em Paulo Freire e da avaliação mediadora-formativa em Jussara Hoffmann. Espera-se que o estudo contribua para o surgimento de um olhar mais reflexivo, crítico e construtivo como norteador do processo avaliativo-pedagógico na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2726_TB1110_29102025163440.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125318 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1110 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR PROCESSUAL-MULTIDIALOGADA" "resumo" => "O estudo, de caráter bibliográfico-qualitativo, objetiva problematizar a coerência entre ensino e aprendizagem, discutindo o processo de avaliação da aprendizagem escolar como componente dos atos pedagógicos de ensinar e aprender, buscando mostrar a necessidade e importância de se estabelecer um diálogo em cinco eixos: i) entre educador e educandos como sujeitos; ii) entre currículo e metodologias de ensino; iii) entre planejamento e execução; iv) entre conteúdo ensinado e conteúdo cobrado em avaliações. No quinto eixo busca-se mostrar a necessidade de se estabelecer um diálogo entre os resultados das avaliações enquanto diagnósticos da realidade e decisões do professor enquanto gestor do processo pedagógico, visando assegurar o pleno direito do estudante de aprender o ainda não aprendido, situação em que, ao invés de a um instrumento de julgamento final, a avaliação torna-se um espaço de escuta, interação e reorientação do percurso educativo, garantindo um ensino mais justo, democrático e emancipatório. Nessa perspectiva diálogo, conscientização e práxis tornam-se conceitos fundantes do estudo, tendo como base teórica a perspectiva da Educação Dialógica em Paulo Freire e da avaliação mediadora-formativa em Jussara Hoffmann. Espera-se que o estudo contribua para o surgimento de um olhar mais reflexivo, crítico e construtivo como norteador do processo avaliativo-pedagógico na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2726_TB1110_29102025163440.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }