Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTA IEMA: APRENDER, CRIAR E COMPARTILHAR – COMO AS REDES SOCIAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 7636
    "titulo" => "CONECTA IEMA: APRENDER, CRIAR E COMPARTILHAR – COMO AS REDES SOCIAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O projeto CONECTA IEMA, criado em 2022, propõe o uso estratégico das redes sociais, tecnologias digitais e inteligência artificial para potencializar a disseminação de informações, fortalecer o senso de comunidade escolar e transformar a maneira como a educação é concebida no século XXI. Desde sua implementação, o projeto tem gerado resultados expressivos, como a formação de alunos mais informados, o CONECTA IEMA se consolidando como uma referência de confiabilidade de informações e um ponto de pesquisa e auxílio para os estudantes. Além disso, o projeto tem contribuído significativamente para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar.Com base nessa proposta, foram desenvolvidos quadros temáticos que integram informação, entretenimento e engajamento educacional, ampliando o alcance das iniciativas escolares. O quadro “CI em um Minuto” foca na disseminação de informações verificadas e confiáveis, com um caráter preventivo e educativo. O “Fugindo do Horário” promove entretenimento, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar. O “Conectando” dá voz aos estudantes, destacando suas histórias e experiências, conectando-os à escola e ao mundo. O Jornal Mensal traz uma retrospectiva das ações, eventos e atividades que marcaram a comunidade escolar, reforçando sua memória coletiva. Já o CONECTA EDUCA foca no uso da inteligência artificial na educação, demonstrando como essa tecnologia pode ser utilizada para personalizar o ensino e aprimorar o aprendizado. Esses quadros, aliados ao uso das redes sociais e das tecnologias digitais, demonstram o potencial da informação bem estruturada para engajar, formar e informar, criando uma comunidade escolar mais conectada e participativa, fortalecendo o protagonismo juvenil, garantindo o uso orientado e eficaz das tecnologias de informação e construindo um espaço real a partir do lugar virtual para abordagens tematicas de interesse e centralidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7636_TB1112_20102025144754.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO RONEY RODRIGUES LEAL"
    "autor_nome_curto" => "KAIO RONEY"
    "autor_email" => "kkaioroney@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 7636
    "titulo" => "CONECTA IEMA: APRENDER, CRIAR E COMPARTILHAR – COMO AS REDES SOCIAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O projeto CONECTA IEMA, criado em 2022, propõe o uso estratégico das redes sociais, tecnologias digitais e inteligência artificial para potencializar a disseminação de informações, fortalecer o senso de comunidade escolar e transformar a maneira como a educação é concebida no século XXI. Desde sua implementação, o projeto tem gerado resultados expressivos, como a formação de alunos mais informados, o CONECTA IEMA se consolidando como uma referência de confiabilidade de informações e um ponto de pesquisa e auxílio para os estudantes. Além disso, o projeto tem contribuído significativamente para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar.Com base nessa proposta, foram desenvolvidos quadros temáticos que integram informação, entretenimento e engajamento educacional, ampliando o alcance das iniciativas escolares. O quadro “CI em um Minuto” foca na disseminação de informações verificadas e confiáveis, com um caráter preventivo e educativo. O “Fugindo do Horário” promove entretenimento, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar. O “Conectando” dá voz aos estudantes, destacando suas histórias e experiências, conectando-os à escola e ao mundo. O Jornal Mensal traz uma retrospectiva das ações, eventos e atividades que marcaram a comunidade escolar, reforçando sua memória coletiva. Já o CONECTA EDUCA foca no uso da inteligência artificial na educação, demonstrando como essa tecnologia pode ser utilizada para personalizar o ensino e aprimorar o aprendizado. Esses quadros, aliados ao uso das redes sociais e das tecnologias digitais, demonstram o potencial da informação bem estruturada para engajar, formar e informar, criando uma comunidade escolar mais conectada e participativa, fortalecendo o protagonismo juvenil, garantindo o uso orientado e eficaz das tecnologias de informação e construindo um espaço real a partir do lugar virtual para abordagens tematicas de interesse e centralidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7636_TB1112_20102025144754.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO RONEY RODRIGUES LEAL"
    "autor_nome_curto" => "KAIO RONEY"
    "autor_email" => "kkaioroney@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto CONECTA IEMA, criado em 2022, propõe o uso estratégico das redes sociais, tecnologias digitais e inteligência artificial para potencializar a disseminação de informações, fortalecer o senso de comunidade escolar e transformar a maneira como a educação é concebida no século XXI. Desde sua implementação, o projeto tem gerado resultados expressivos, como a formação de alunos mais informados, o CONECTA IEMA se consolidando como uma referência de confiabilidade de informações e um ponto de pesquisa e auxílio para os estudantes. Além disso, o projeto tem contribuído significativamente para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar.Com base nessa proposta, foram desenvolvidos quadros temáticos que integram informação, entretenimento e engajamento educacional, ampliando o alcance das iniciativas escolares. O quadro “CI em um Minuto” foca na disseminação de informações verificadas e confiáveis, com um caráter preventivo e educativo. O “Fugindo do Horário” promove entretenimento, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar. O “Conectando” dá voz aos estudantes, destacando suas histórias e experiências, conectando-os à escola e ao mundo. O Jornal Mensal traz uma retrospectiva das ações, eventos e atividades que marcaram a comunidade escolar, reforçando sua memória coletiva. Já o CONECTA EDUCA foca no uso da inteligência artificial na educação, demonstrando como essa tecnologia pode ser utilizada para personalizar o ensino e aprimorar o aprendizado. Esses quadros, aliados ao uso das redes sociais e das tecnologias digitais, demonstram o potencial da informação bem estruturada para engajar, formar e informar, criando uma comunidade escolar mais conectada e participativa, fortalecendo o protagonismo juvenil, garantindo o uso orientado e eficaz das tecnologias de informação e construindo um espaço real a partir do lugar virtual para abordagens tematicas de interesse e centralidade dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.