A (RE)PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES EM UMA CULTURA DE MASSAS: UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO, GÊNERO E PODER
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125321 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3735 "titulo" => "A (RE)PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES EM UMA CULTURA DE MASSAS: UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO, GÊNERO E PODER" "resumo" => "O presente estudo explora a intersecção entre a cultura de massas e a (re)produção de masculinidades, enfatizando os aspectos educacionais e as dinâmicas de poder. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como as representações midiáticas influenciam a construção de identidades de gênero na sociedade contemporânea. Com base na perspectiva construcionista de gênero, considera-se a masculinidade como uma construção histórico-cultural, influenciada por valores sociais, institucionais e simbólicos. O objetivo principal é analisar criticamente como os processos culturais, especialmente a cultura de massas, influenciam a constituição e manutenção das masculinidades no contexto brasileiro do século XXI. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se na análise de referenciais teóricos específicos pertinentes ao campo dos estudos de gênero e cultura, integrando as contribuições de Connell sobre masculinidade hegemônica, as análises de Oliveira acerca da evolução das masculinidades e o conceito de indústria cultural e cultura de massas formulado por Adorno e Horkheimer. Incorporaram-se também as reflexões de Louro sobre gênero e educação e os estudos de Medrado sobre representação midiática das masculinidades. Os resultados indicam que: a cultura de massas desempenha um papel central na disseminação e na normatização das masculinidades, reforçando padrões comportamentais que favorecem a manutenção de hierarquias de gênero; a indústria cultural promove ideais de masculinidade baseados na virilidade, na violência e na negação da vulnerabilidade, moldando subjetividades masculinas em consonância com dinâmicas de poder. Conclui-se que tais padrões não são fixos, mas passíveis de ressignificação conforme mudanças históricas e sociais. Este estudo contribui para o campo dos estudos de gênero ao evidenciar a complexa relação entre mídia, educação e construção de masculinidades, fornecendo subsídios para futuras intervenções educacionais e políticas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3735_TB1115_14102025221124.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLENA OLIVEIRA PORTELA" "autor_nome_curto" => "MYLLENA" "autor_email" => "myllenap_@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125321 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3735 "titulo" => "A (RE)PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES EM UMA CULTURA DE MASSAS: UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO, GÊNERO E PODER" "resumo" => "O presente estudo explora a intersecção entre a cultura de massas e a (re)produção de masculinidades, enfatizando os aspectos educacionais e as dinâmicas de poder. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como as representações midiáticas influenciam a construção de identidades de gênero na sociedade contemporânea. Com base na perspectiva construcionista de gênero, considera-se a masculinidade como uma construção histórico-cultural, influenciada por valores sociais, institucionais e simbólicos. O objetivo principal é analisar criticamente como os processos culturais, especialmente a cultura de massas, influenciam a constituição e manutenção das masculinidades no contexto brasileiro do século XXI. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se na análise de referenciais teóricos específicos pertinentes ao campo dos estudos de gênero e cultura, integrando as contribuições de Connell sobre masculinidade hegemônica, as análises de Oliveira acerca da evolução das masculinidades e o conceito de indústria cultural e cultura de massas formulado por Adorno e Horkheimer. Incorporaram-se também as reflexões de Louro sobre gênero e educação e os estudos de Medrado sobre representação midiática das masculinidades. Os resultados indicam que: a cultura de massas desempenha um papel central na disseminação e na normatização das masculinidades, reforçando padrões comportamentais que favorecem a manutenção de hierarquias de gênero; a indústria cultural promove ideais de masculinidade baseados na virilidade, na violência e na negação da vulnerabilidade, moldando subjetividades masculinas em consonância com dinâmicas de poder. Conclui-se que tais padrões não são fixos, mas passíveis de ressignificação conforme mudanças históricas e sociais. Este estudo contribui para o campo dos estudos de gênero ao evidenciar a complexa relação entre mídia, educação e construção de masculinidades, fornecendo subsídios para futuras intervenções educacionais e políticas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3735_TB1115_14102025221124.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLENA OLIVEIRA PORTELA" "autor_nome_curto" => "MYLLENA" "autor_email" => "myllenap_@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }