Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM LIBRAS SOB UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os sujeitos surdos brasileiros esta?o imersos em um ambiente sociocultural no qual se deparam cotidianamente com expressões idiomáticas específicas da língua portuguesa, frequentemente empregadas pela comunidade ouvinte circundante. No que tange a? comunicação intersubjetiva, torna-se imprescindi?vel o tra?nsito interlingui?stico entre a Li?ngua Brasileira de Sinais (Libras) e a Li?ngua Portuguesa, para propiciar uma interlocuc?a?o fluida e isenta de opacidades semio?ticas ou semânticas. Todavia, esse processo revela-se sobremaneira complexo para a comunidade de surdos, pois a ause?ncia do aparato auditivo implica uma apreensa?o eminentemente visuo-espacial da linguagem. Diante desse panorama, o presente estudo propo?e-se a investigar modalidades de tradução interlingui?stica das expresso?es idioma?ticas (Xatara, 1998), alicerc?ando-se nos pressupostos teo?ricos da enunciac?a?o, conforme delineados por E?mile Benveniste (1988 e 1989), particularmente em suas reflexo?es sobre a relação entre forma e sentido na linguagem, a semiologia da li?ngua e o aparelho formal da enunciac?a?o. O intuito é compreender aspectos semióticos e semânticos implicados nas expressões idiomáticas e como isso pode revelar especificidades das relações entre as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa). A metodologia adotada envolve a ana?lise de imagens e enunciados idioma?ticos apresentados a acade?micos surdos em contexto universita?rio, visando aferir seu conhecimento pre?vio acerca dessas construc?o?es lingui?sticas. Posteriormente, analisaremos, por meio da Libras, traduções de sentidos em situações enunciativas práticas da comunidade de fala que favorec?am sua compreensão discursiva. O corpus investigativo desta pesquisa consiste em registros de aulas na disciplina Metodologia da Libras, ministrada no curso Letras Libras da UFPE. A partir dessa observac?a?o empi?rica, busca-se delinear as estrate?gias enunciativas mobilizadas no discurso e compreender a releva?ncia desses signos cristalizados no reperto?rio semio?tico da comunidade surda. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa de cara?ter explorato?rio. Os resultados apontam para necessidade de estratégias pedagógicas que privilegiem o processo enunciativo e a construção de sentido na interação entre os sujeitos da linguagem.

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