CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1136 "inscrito_id" => 6474 "titulo" => "CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "A afetividade é como um alicerce que sustenta as relações humanas, capaz de transformar simples interações em conexões profundas e significativas. No ambiente escolar, especificamente, fortalece o aprendizado, criando um espaço onde o conhecimento flui com empatia e respeito. É nesse contexto que as relações afetivas constituem objeto de estudo deste trabalho monográfico que apresenta como objetivos: indicar o que as pesquisas publicadas em artigos científicos, no período de 2013 a 2022, revelam sobre a afetividade na educação escolar; apontar os impactos das relações afetivas entre professores, residentes e crianças no desenvolvimento e aprendizagem de duas alunas da turma do 2o ano do ensino fundamental; refletir sobre as experiências vivenciadas e relacionadas à afetividade na relação professor-aluno e sua relevância para a formação inicial docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, uma revisão bibliográfica sistemática em artigos científicos sobre o tema, no Portal de Periódicos CAPES, com recorte temporal no período de 2013 a 2023; a segunda, uma pesquisa-formação, que aconteceu no contexto das atividades de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica (2022 - 2024) do curso de Pedagogia da UFS, em uma turma de 2o ano de uma escola municipal de ensino fundamental, em Aracaju - SE. Os resultados destacam a relevância das relações afetivas para o engajamento dos alunos e a necessidade da criação de um ambiente escolar afetivo. A construção de laços de confiança e empatia favoreceu o aprendizado e o bem-estar emocional, evidenciando a necessidade de integrar práticas afetivas na formação de educadores para um ensino mais humano. Conclui-se que a afetividade é um componente crucial na educação, impactando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento integral dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6474_TB1136_18102025174205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA GABRIELLI DOS SANTOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoriadsantos.monteiro@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1136 "inscrito_id" => 6474 "titulo" => "CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "A afetividade é como um alicerce que sustenta as relações humanas, capaz de transformar simples interações em conexões profundas e significativas. No ambiente escolar, especificamente, fortalece o aprendizado, criando um espaço onde o conhecimento flui com empatia e respeito. É nesse contexto que as relações afetivas constituem objeto de estudo deste trabalho monográfico que apresenta como objetivos: indicar o que as pesquisas publicadas em artigos científicos, no período de 2013 a 2022, revelam sobre a afetividade na educação escolar; apontar os impactos das relações afetivas entre professores, residentes e crianças no desenvolvimento e aprendizagem de duas alunas da turma do 2o ano do ensino fundamental; refletir sobre as experiências vivenciadas e relacionadas à afetividade na relação professor-aluno e sua relevância para a formação inicial docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, uma revisão bibliográfica sistemática em artigos científicos sobre o tema, no Portal de Periódicos CAPES, com recorte temporal no período de 2013 a 2023; a segunda, uma pesquisa-formação, que aconteceu no contexto das atividades de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica (2022 - 2024) do curso de Pedagogia da UFS, em uma turma de 2o ano de uma escola municipal de ensino fundamental, em Aracaju - SE. Os resultados destacam a relevância das relações afetivas para o engajamento dos alunos e a necessidade da criação de um ambiente escolar afetivo. A construção de laços de confiança e empatia favoreceu o aprendizado e o bem-estar emocional, evidenciando a necessidade de integrar práticas afetivas na formação de educadores para um ensino mais humano. Conclui-se que a afetividade é um componente crucial na educação, impactando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento integral dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6474_TB1136_18102025174205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA GABRIELLI DOS SANTOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoriadsantos.monteiro@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }