Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125329
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1136
    "inscrito_id" => 6474
    "titulo" => "CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A afetividade é como um alicerce que sustenta as relações humanas, capaz de transformar simples interações em conexões profundas e significativas. No ambiente escolar, especificamente, fortalece o aprendizado, criando um espaço onde o conhecimento flui com empatia e respeito. É nesse contexto que as relações afetivas constituem objeto de estudo deste trabalho monográfico que apresenta como objetivos: indicar o que as pesquisas publicadas em artigos científicos, no período de 2013 a 2022, revelam sobre a afetividade na educação escolar; apontar os impactos das relações afetivas entre professores, residentes e crianças no desenvolvimento e aprendizagem de duas alunas da turma do 2o ano do ensino fundamental; refletir sobre as experiências vivenciadas e relacionadas à afetividade na relação professor-aluno e sua relevância para a formação inicial docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, uma revisão bibliográfica sistemática em artigos científicos sobre o tema, no Portal de Periódicos CAPES, com recorte temporal no período de 2013 a 2023; a segunda, uma pesquisa-formação, que aconteceu no contexto das atividades de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica (2022 - 2024) do curso de Pedagogia da UFS, em uma turma de 2o ano de uma escola municipal de ensino fundamental, em Aracaju - SE. Os resultados destacam a relevância das relações afetivas para o engajamento dos alunos e a necessidade da criação de um ambiente escolar afetivo. A construção de laços de confiança e empatia favoreceu o aprendizado e o bem-estar emocional, evidenciando a necessidade de integrar práticas afetivas na formação de educadores para um ensino mais humano. Conclui-se que a afetividade é um componente crucial na educação, impactando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6474_TB1136_18102025174205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA GABRIELLI DOS SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "victoriadsantos.monteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125329
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1136
    "inscrito_id" => 6474
    "titulo" => "CONSTRUINDO LAÇOS: REFLEXÕES ENTRE PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A afetividade é como um alicerce que sustenta as relações humanas, capaz de transformar simples interações em conexões profundas e significativas. No ambiente escolar, especificamente, fortalece o aprendizado, criando um espaço onde o conhecimento flui com empatia e respeito. É nesse contexto que as relações afetivas constituem objeto de estudo deste trabalho monográfico que apresenta como objetivos: indicar o que as pesquisas publicadas em artigos científicos, no período de 2013 a 2022, revelam sobre a afetividade na educação escolar; apontar os impactos das relações afetivas entre professores, residentes e crianças no desenvolvimento e aprendizagem de duas alunas da turma do 2o ano do ensino fundamental; refletir sobre as experiências vivenciadas e relacionadas à afetividade na relação professor-aluno e sua relevância para a formação inicial docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, uma revisão bibliográfica sistemática em artigos científicos sobre o tema, no Portal de Periódicos CAPES, com recorte temporal no período de 2013 a 2023; a segunda, uma pesquisa-formação, que aconteceu no contexto das atividades de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica (2022 - 2024) do curso de Pedagogia da UFS, em uma turma de 2o ano de uma escola municipal de ensino fundamental, em Aracaju - SE. Os resultados destacam a relevância das relações afetivas para o engajamento dos alunos e a necessidade da criação de um ambiente escolar afetivo. A construção de laços de confiança e empatia favoreceu o aprendizado e o bem-estar emocional, evidenciando a necessidade de integrar práticas afetivas na formação de educadores para um ensino mais humano. Conclui-se que a afetividade é um componente crucial na educação, impactando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6474_TB1136_18102025174205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTÓRIA GABRIELLI DOS SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA"
    "autor_email" => "victoriadsantos.monteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A afetividade é como um alicerce que sustenta as relações humanas, capaz de transformar simples interações em conexões profundas e significativas. No ambiente escolar, especificamente, fortalece o aprendizado, criando um espaço onde o conhecimento flui com empatia e respeito. É nesse contexto que as relações afetivas constituem objeto de estudo deste trabalho monográfico que apresenta como objetivos: indicar o que as pesquisas publicadas em artigos científicos, no período de 2013 a 2022, revelam sobre a afetividade na educação escolar; apontar os impactos das relações afetivas entre professores, residentes e crianças no desenvolvimento e aprendizagem de duas alunas da turma do 2o ano do ensino fundamental; refletir sobre as experiências vivenciadas e relacionadas à afetividade na relação professor-aluno e sua relevância para a formação inicial docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, uma revisão bibliográfica sistemática em artigos científicos sobre o tema, no Portal de Periódicos CAPES, com recorte temporal no período de 2013 a 2023; a segunda, uma pesquisa-formação, que aconteceu no contexto das atividades de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica (2022 - 2024) do curso de Pedagogia da UFS, em uma turma de 2o ano de uma escola municipal de ensino fundamental, em Aracaju - SE. Os resultados destacam a relevância das relações afetivas para o engajamento dos alunos e a necessidade da criação de um ambiente escolar afetivo. A construção de laços de confiança e empatia favoreceu o aprendizado e o bem-estar emocional, evidenciando a necessidade de integrar práticas afetivas na formação de educadores para um ensino mais humano. Conclui-se que a afetividade é um componente crucial na educação, impactando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento integral dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.