O LETRAMENTO DIGITAL E AS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA PORTA QUE PRECISA SER ABERTA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125330 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1138 "inscrito_id" => 5664 "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL E AS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA PORTA QUE PRECISA SER ABERTA." "resumo" => "A promoção do ensino é um desafio presente em toda a educação básica. A demanda por práticas pedagógicas e objetos de aprendizagem que ajudem na modificação do ensino e na consolidação de habilidades e competências estimulam inúmeras pesquisas e ações que visam propiciar mudanças necessárias no ensino-aprendizagem. O avanço das tecnologias e as variedades de aplicativos nos dispositivos móveis têm provocado mudanças em todas esferas sociais. Os indivíduos, especialmente os jovens, incorporam essas tecnologias ao seu cotidiano com naturalidade e desenvoltura. Na área educacional, as tecnologias têm encontrado um grande espaço. Os dispositivos e aplicativos móveis apresentam infinitas possibilidades de uso em virtude das suas funcionalidades. Assim, esse estudo explora as possibilidades pedagógicas promovidas pelo uso de ferramentas digitais no contexto escolar, com foco nos aplicativos Canva e Kahoot. A partir de uma abordagem qualitativa, inspirada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963) e na teoria da construção do conhecimento de Lev Vygotsky (1978), busca-se compreender como essas tecnologias contribuem para a construção de conhecimentos de maneira colaborativa, interativa e criativa. Além disso, incluiu a análise de casos de uso de aplicativos educacionais em instituições de ensino superior, além de entrevistas com docentes e alunos. O letramento digital pode transformar a dinâmica em sala de aula, promovendo maior engajamento e motivação entre os estudantes. Além disso, volta-se à importância da formação docente no uso das tecnologias, essencial para integrar recursos digitais às práticas pedagógicas. A utilização de aplicativos educacionais é uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade da educação, visando novos conhecimentos aos alunos e preparando para uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os aplicativos, utilizados de forma pedagógica, auxiliam no âmbito escolar, transformando seu conhecimento tecnológico em habilidades que facilitam aprendizagem escolar, comportamental, criativa e cognitiva, despertando o senso crítico e contribuindo para sua formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5664_TB1138_22102025212520.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GEORGE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "George" "autor_email" => "georgesousa1763@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125330 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1138 "inscrito_id" => 5664 "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL E AS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA PORTA QUE PRECISA SER ABERTA." "resumo" => "A promoção do ensino é um desafio presente em toda a educação básica. A demanda por práticas pedagógicas e objetos de aprendizagem que ajudem na modificação do ensino e na consolidação de habilidades e competências estimulam inúmeras pesquisas e ações que visam propiciar mudanças necessárias no ensino-aprendizagem. O avanço das tecnologias e as variedades de aplicativos nos dispositivos móveis têm provocado mudanças em todas esferas sociais. Os indivíduos, especialmente os jovens, incorporam essas tecnologias ao seu cotidiano com naturalidade e desenvoltura. Na área educacional, as tecnologias têm encontrado um grande espaço. Os dispositivos e aplicativos móveis apresentam infinitas possibilidades de uso em virtude das suas funcionalidades. Assim, esse estudo explora as possibilidades pedagógicas promovidas pelo uso de ferramentas digitais no contexto escolar, com foco nos aplicativos Canva e Kahoot. A partir de uma abordagem qualitativa, inspirada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963) e na teoria da construção do conhecimento de Lev Vygotsky (1978), busca-se compreender como essas tecnologias contribuem para a construção de conhecimentos de maneira colaborativa, interativa e criativa. Além disso, incluiu a análise de casos de uso de aplicativos educacionais em instituições de ensino superior, além de entrevistas com docentes e alunos. O letramento digital pode transformar a dinâmica em sala de aula, promovendo maior engajamento e motivação entre os estudantes. Além disso, volta-se à importância da formação docente no uso das tecnologias, essencial para integrar recursos digitais às práticas pedagógicas. A utilização de aplicativos educacionais é uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade da educação, visando novos conhecimentos aos alunos e preparando para uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os aplicativos, utilizados de forma pedagógica, auxiliam no âmbito escolar, transformando seu conhecimento tecnológico em habilidades que facilitam aprendizagem escolar, comportamental, criativa e cognitiva, despertando o senso crítico e contribuindo para sua formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5664_TB1138_22102025212520.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GEORGE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "George" "autor_email" => "georgesousa1763@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }