Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em nossa sociedade, a habilidade de se expressar verbalmente é vital. No entanto, há um número significativo de indivíduos que não conseguem se comunicar dessa forma. Para atender a essa limitação na escola, é fundamental que práticas pedagógicas voltadas para os alunos da Educação Especial, que estão inseridos em classes da Rede Regular de Ensino, sejam desenvolvidas com adaptações personalizadas e uso de Recursos de Tecnologia Assistiva (TA), com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Essa estratégia promove a criação de práticas educacionais inclusivas e acessíveis. O presente trabalho visa compartilhar um relato de experiência de intervenção psicopedagógica junto a uma criança com Paralisia Cerebral (PC), matriculada em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte. O referencial teórico e metodológico baseia-se em autores como Galvão Filho (2009) Rocha e Vieira (2021), além de incluir documentos oficiais e legislação relacionada ao assunto. No desenvolvimento do relato de experiência, faremos uma breve explanação conceitual sobre Inclusão, acessibilidade, paralisia cerebral, recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Como conclusão podemos considerar que a proposta de Tecnologia Assistiva, especialmente por meio da prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), se revela como uma ferramenta eficaz para fomentar as habilidades de expressão e entendimento no processo de inclusão de indivíduos com Paralisia Cerebral (PC).

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