FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROGRAMA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RORAIMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 8204 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROGRAMA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o processo formativo percorrido pelo Programa de Formação Continuada para a Educação Infantil no âmbito do estado de Roraima, no período de abril de 2024 a fevereiro de 2025. Os fundamentos teóricos que embasam a análise estão pautados nos oito cadernos elaborados especificamente para o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e centram-se principalmente nos conceitos de formação continuada, educação infantil e linguagem, sendo este último constituído da tríade leitura, escrita e oralidade. Trata-se de um estudo documental, produzido a partir de relatórios, diários de bordo e outros documentos oficiais do programa de formação, que em Roraima contou com a participação dos formadores municipais, articuladores e professores que atuam em pré-escolas nos quinze municípios que formam o estado. A análise interpretativa dos documentos foi organizada nas seguintes categorias: O processo de formação permanente dos formadores estaduais no LEEI-RR; O estudo dos cadernos do LEEI, as oficinas, as tertúlias e os momentos de reflexão sobre a prática; Desafios e Perspectivas para a formação de professores da Educação Infantil em Roraima. Os resultados indicam a importância de oportunizar formação específica para professores que atuam nesta etapa da Educação Básica, visto que fazia muito tempo que não era ofertada nenhuma formação que se caracterizasse como atividade contínua e em rede voltada para este público. A formação no LEEI em Roraima proporcionou a possibilidade de aprofundar estudos, vivenciar experiências de leitura e reflexões sobre as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da linguagem no contexto da Educação Infantil. Conclui-se que é necessário fortalecer e dar continuidade ao processo de formação dos professores e, para isso, as condições materiais e recursos financeiros fornecidos pelo programa LEEI foram e são fundamentais, contudo é necessário pensar em estratégias para garantir maior engajamento das redes de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8204_TB1147_30102025214653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLAUVA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDLAUVA" "autor_email" => "edlauva02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 8204 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROGRAMA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o processo formativo percorrido pelo Programa de Formação Continuada para a Educação Infantil no âmbito do estado de Roraima, no período de abril de 2024 a fevereiro de 2025. Os fundamentos teóricos que embasam a análise estão pautados nos oito cadernos elaborados especificamente para o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e centram-se principalmente nos conceitos de formação continuada, educação infantil e linguagem, sendo este último constituído da tríade leitura, escrita e oralidade. Trata-se de um estudo documental, produzido a partir de relatórios, diários de bordo e outros documentos oficiais do programa de formação, que em Roraima contou com a participação dos formadores municipais, articuladores e professores que atuam em pré-escolas nos quinze municípios que formam o estado. A análise interpretativa dos documentos foi organizada nas seguintes categorias: O processo de formação permanente dos formadores estaduais no LEEI-RR; O estudo dos cadernos do LEEI, as oficinas, as tertúlias e os momentos de reflexão sobre a prática; Desafios e Perspectivas para a formação de professores da Educação Infantil em Roraima. Os resultados indicam a importância de oportunizar formação específica para professores que atuam nesta etapa da Educação Básica, visto que fazia muito tempo que não era ofertada nenhuma formação que se caracterizasse como atividade contínua e em rede voltada para este público. A formação no LEEI em Roraima proporcionou a possibilidade de aprofundar estudos, vivenciar experiências de leitura e reflexões sobre as práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da linguagem no contexto da Educação Infantil. Conclui-se que é necessário fortalecer e dar continuidade ao processo de formação dos professores e, para isso, as condições materiais e recursos financeiros fornecidos pelo programa LEEI foram e são fundamentais, contudo é necessário pensar em estratégias para garantir maior engajamento das redes de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8204_TB1147_30102025214653.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLAUVA OLIVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDLAUVA" "autor_email" => "edlauva02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }