Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ABC DA PROGRAMAÇÃO SEM TELA: APRENDA ALGORITMOS COM PAPEL, LÁPIS E CRIATIVIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125337
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 5721
    "titulo" => "O ABC DA PROGRAMAÇÃO SEM TELA: APRENDA ALGORITMOS COM PAPEL, LÁPIS E CRIATIVIDADE."
    "resumo" => "Este resumo apresenta uma metodologia para o ensino de algoritmos e programação, utilizando os métodos tradicionais como o papel e o lápis, combinados com a criatividade dos alunos, essa proposta tem como objetivo desenvolver habilidades fundamentais de programação sem a necessidade de computadores, de forma totalmente desplugada, focando no pensamento lógico e na resolução de problemas. A programação é uma habilidade essencial no mundo moderno, mas o ensino tradicional muitas vezes depende de tecnologia avançada. Este artigo propõe uma metodologia alternativa que utiliza ferramentas simples para ensinar os conceitos básicos de algoritmos e programação, sem a necessidade das telas, os alunos podem se concentrar melhor na lógica e na estrutura dos algoritmos. Atividades como desenhar fluxogramas e escrever pseudocódigo ajudam a internalizar esses conceitos. Usar papel e lápis permite que os alunos explorem diferentes maneiras de visualizar e resolver os problemas. A criatividade é incentivada através de exercícios que desafiam os alunos a pensar de forma não convencional porém criativa. A abordagem é mais acessível, pois não necessita de equipamentos tecnológicos caros, isso torna o aprendizado de programação disponível para uma gama mais ampla de estudantes, independentemente de sua situação econômica. Ensinar algoritmos dessa forma garante que os alunos tenham uma base sólida antes de avançar para a programação em computadores. Compreender os fundamentos é fundamental para o sucesso em níveis mais avançados de programação. O artigo inclui exemplos práticos de como implementar essa metodologia em sala de aula. Atividades como a criação de algoritmos para resolver problemas cotidianos são descritas em detalhes, mostrando como os alunos podem aplicar o que aprenderam de maneira prática. A metodologia proposta oferece uma maneira eficaz e acessível de ensinar programação, focando no desenvolvimento do pensamento lógico e na criatividade, ao utilizar papel e lápis, os alunos podem construir uma base sólida em algoritmos antes de avançar para o uso de computadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5721_TB1153_28102025161719.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIZY NAYARA DE OLIVEIRA DANTAS DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIZY"
    "autor_email" => "thaizy.nayara@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125337
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 5721
    "titulo" => "O ABC DA PROGRAMAÇÃO SEM TELA: APRENDA ALGORITMOS COM PAPEL, LÁPIS E CRIATIVIDADE."
    "resumo" => "Este resumo apresenta uma metodologia para o ensino de algoritmos e programação, utilizando os métodos tradicionais como o papel e o lápis, combinados com a criatividade dos alunos, essa proposta tem como objetivo desenvolver habilidades fundamentais de programação sem a necessidade de computadores, de forma totalmente desplugada, focando no pensamento lógico e na resolução de problemas. A programação é uma habilidade essencial no mundo moderno, mas o ensino tradicional muitas vezes depende de tecnologia avançada. Este artigo propõe uma metodologia alternativa que utiliza ferramentas simples para ensinar os conceitos básicos de algoritmos e programação, sem a necessidade das telas, os alunos podem se concentrar melhor na lógica e na estrutura dos algoritmos. Atividades como desenhar fluxogramas e escrever pseudocódigo ajudam a internalizar esses conceitos. Usar papel e lápis permite que os alunos explorem diferentes maneiras de visualizar e resolver os problemas. A criatividade é incentivada através de exercícios que desafiam os alunos a pensar de forma não convencional porém criativa. A abordagem é mais acessível, pois não necessita de equipamentos tecnológicos caros, isso torna o aprendizado de programação disponível para uma gama mais ampla de estudantes, independentemente de sua situação econômica. Ensinar algoritmos dessa forma garante que os alunos tenham uma base sólida antes de avançar para a programação em computadores. Compreender os fundamentos é fundamental para o sucesso em níveis mais avançados de programação. O artigo inclui exemplos práticos de como implementar essa metodologia em sala de aula. Atividades como a criação de algoritmos para resolver problemas cotidianos são descritas em detalhes, mostrando como os alunos podem aplicar o que aprenderam de maneira prática. A metodologia proposta oferece uma maneira eficaz e acessível de ensinar programação, focando no desenvolvimento do pensamento lógico e na criatividade, ao utilizar papel e lápis, os alunos podem construir uma base sólida em algoritmos antes de avançar para o uso de computadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5721_TB1153_28102025161719.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIZY NAYARA DE OLIVEIRA DANTAS DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIZY"
    "autor_email" => "thaizy.nayara@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta uma metodologia para o ensino de algoritmos e programação, utilizando os métodos tradicionais como o papel e o lápis, combinados com a criatividade dos alunos, essa proposta tem como objetivo desenvolver habilidades fundamentais de programação sem a necessidade de computadores, de forma totalmente desplugada, focando no pensamento lógico e na resolução de problemas. A programação é uma habilidade essencial no mundo moderno, mas o ensino tradicional muitas vezes depende de tecnologia avançada. Este artigo propõe uma metodologia alternativa que utiliza ferramentas simples para ensinar os conceitos básicos de algoritmos e programação, sem a necessidade das telas, os alunos podem se concentrar melhor na lógica e na estrutura dos algoritmos. Atividades como desenhar fluxogramas e escrever pseudocódigo ajudam a internalizar esses conceitos. Usar papel e lápis permite que os alunos explorem diferentes maneiras de visualizar e resolver os problemas. A criatividade é incentivada através de exercícios que desafiam os alunos a pensar de forma não convencional porém criativa. A abordagem é mais acessível, pois não necessita de equipamentos tecnológicos caros, isso torna o aprendizado de programação disponível para uma gama mais ampla de estudantes, independentemente de sua situação econômica. Ensinar algoritmos dessa forma garante que os alunos tenham uma base sólida antes de avançar para a programação em computadores. Compreender os fundamentos é fundamental para o sucesso em níveis mais avançados de programação. O artigo inclui exemplos práticos de como implementar essa metodologia em sala de aula. Atividades como a criação de algoritmos para resolver problemas cotidianos são descritas em detalhes, mostrando como os alunos podem aplicar o que aprenderam de maneira prática. A metodologia proposta oferece uma maneira eficaz e acessível de ensinar programação, focando no desenvolvimento do pensamento lógico e na criatividade, ao utilizar papel e lápis, os alunos podem construir uma base sólida em algoritmos antes de avançar para o uso de computadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.