Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância em utilizar os jogos digitais educacionais na avaliação diagnóstica das turmas da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da rede estadual de ensino da Paraíba. A Avaliação Diagnóstica (AD), tem como objetivo verificar o nível de conhecimento adquirido pelos educandos ao longo de sua trajetória escolar, mas, sobretudo, analisar os conhecimentos, assuntos e temáticas apreendidas no ano letivo anterior. Tal avaliação é realizada nas primeiras semanas do início de cada ano letivo nas escolas estaduais na Paraíba. A proposta nasceu a partir da problemática da AD mostrar-se importante, mas vista pelos educandos como difícil por utilizar apenas metodologias tradicionais e sem dialogar com tecnologias digitais que proporcionem engajamento e interação de forma a construir indicadores e ações pedagógicas para dialogar com as diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (PNED) descritas na lei 14.533/2023, como também para o planejamento escolar e na construção dos planos de aulas dos professores e professoras da educação básica. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Utilizou-se como aporte teóricos as reflexões sobre a importância da avaliação escolar discorridas por Libâneo (1994) e Hoffmann (2014), a premência do letramento digital empreendidas por Ramal (2002) e Soares (2002) e o uso das ferramentas e jogos digitais na educação apregoadas por Pinheiro e Oliveira (2022). Como principais resultados, buscou-se ampliar o repertório e o contato dos educandos da educação de jovens, adultas e Idosas com jogos digitais educacionais a partir da avaliação diagnóstica com o fito de proporcionar letramento digital e a produção de novos saberes e conhecimentos com o uso de ferramentas digitais na educação escolar enquanto contributo para o aprimoramento da Política Nacional de Educação Digital.

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