Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO O presente artigo tem como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas do professor do AEE, no qual, o professor atuante na sala de atendimento educacional especializado, necessita ser dinâmico, entender e utilizar os tipos de currículos conforme as especificidades de cada aluno. Por isso, a importância do uso da sala de atendimento educacional no ambiente do ensino regular, no qual, se faz a inclusão presente neste sistema de ensino. Portanto, o professor é o principal articulador das ações pedagógicas, sendo responsável pelo sucesso das propostas pedagógicas que organizam o trabalho escolar. É preciso que o professor possa procurar meios de promover o enriquecimento das atividades, com vistas à melhor desenvolver essas capacidades nas crianças. Ou seja, para que as atividades possam ser proporcionadas de forma nítida em espaço que seja adequado para que, possa então, dá ênfase a essa atividade. Sendo assim, a Lei de inclusão permite, e com isso, um dos direitos é o acompanhamento na sala de atendimento educacional (AEE), permitindo, a integração social da criança no ambiente escolar do ensino regular. Diante desse pressuposto faz necessário perguntar: Quais práticas pedagógicas são utilizadas pelos professores do AEE? Sabemos que não é qualquer profissional que deve atuar nesta área. O presente estudo apresenta referenciais metodológicos de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é refletir sobre as informações contidas na bibliografia selecionada. E por fim, conclui-se diante de refletir sobre o processo de mudanças ocorrido na inclusão dessas crianças no ensino regular para que ocorra um processo de aprendizagem satisfatório.

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