MONITORIA DA DISCIPLINA DE METALOGRAFIA: NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO ENSINO TÉCNICO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1162 "inscrito_id" => 866 "titulo" => "MONITORIA DA DISCIPLINA DE METALOGRAFIA: NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO ENSINO TÉCNICO." "resumo" => "A pesquisa narrativa apresenta uma história explicativa construída a partir de relatos e narrativas de estudantes, monitor e professor da disciplina de Metalografia do Curso Técnico de Mecânica nas modalidades integrado e subsequente, sobre a monitoria do Programa de Tutoria e Aprendizagem de Laboratório (TAL) na disciplina de Metalografia, durante o período de outubro de 2024 a março de 2025, desenvolvido no Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O programa TAL é um programa institucional desenvolvido no IFRN com a finalidade de fortalecer a ação educativa, através do fomento de monitores bolsistas, em disciplinas e áreas de conhecimento em que os educandos possuem maiores dificuldades de aprendizagem, dentro do cenário da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Esta pesquisa narrativa utilizou de uma abordagem qualitativa de cunho explicativo, que investigou e reuniu por meio de entrevistas, conversas e coleta de escrevivências as narrativas dos estudantes e professores envolvidos na monitoria, utilizados para construir uma história explicativa que tem objetivo de entender o fenômeno da monitoria TAL e o impacto do programa na disciplina de Metalografia para os estudantes do curso Técnico Médio em Mecânica. Os resultados obtidos mostram o programa de monitoria como modalidade de ensino eficaz e necessária no processo de ensino-aprendizagem entre discentes do ensino técnico na EPT, que tem êxito não somente em seu objetivo de fortalecer a educação, mas que também funciona como um método de integração de estudantes de diferentes modalidades de ensino, na permanência estudantil na EPT e no incentivo de discentes do ensino técnico pela busca da carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID866_TB1162_30102025095705.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "bezerra.lucas1@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1162 "inscrito_id" => 866 "titulo" => "MONITORIA DA DISCIPLINA DE METALOGRAFIA: NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO ENSINO TÉCNICO." "resumo" => "A pesquisa narrativa apresenta uma história explicativa construída a partir de relatos e narrativas de estudantes, monitor e professor da disciplina de Metalografia do Curso Técnico de Mecânica nas modalidades integrado e subsequente, sobre a monitoria do Programa de Tutoria e Aprendizagem de Laboratório (TAL) na disciplina de Metalografia, durante o período de outubro de 2024 a março de 2025, desenvolvido no Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O programa TAL é um programa institucional desenvolvido no IFRN com a finalidade de fortalecer a ação educativa, através do fomento de monitores bolsistas, em disciplinas e áreas de conhecimento em que os educandos possuem maiores dificuldades de aprendizagem, dentro do cenário da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Esta pesquisa narrativa utilizou de uma abordagem qualitativa de cunho explicativo, que investigou e reuniu por meio de entrevistas, conversas e coleta de escrevivências as narrativas dos estudantes e professores envolvidos na monitoria, utilizados para construir uma história explicativa que tem objetivo de entender o fenômeno da monitoria TAL e o impacto do programa na disciplina de Metalografia para os estudantes do curso Técnico Médio em Mecânica. Os resultados obtidos mostram o programa de monitoria como modalidade de ensino eficaz e necessária no processo de ensino-aprendizagem entre discentes do ensino técnico na EPT, que tem êxito não somente em seu objetivo de fortalecer a educação, mas que também funciona como um método de integração de estudantes de diferentes modalidades de ensino, na permanência estudantil na EPT e no incentivo de discentes do ensino técnico pela busca da carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID866_TB1162_30102025095705.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "bezerra.lucas1@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }