Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECICLAGEM: ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E A CRIAÇÃO DE NOVOS JOGOS AUTORAIS DIGITAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Estudantes da Educação Básica, geralmente, confudem o conceito de Reciclagem com outros termos relacionados à Educação Ambiental (EA) de modo geral, dentre eles o de coleta seletiva, coleta de lixo e resíduos. O objetivo é analisar a aprendizagem de estudantes da Educação Básica sobre a compreensão do conceito de Reciclagem ao desenvolverem Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) em formato de jogo digital, na plataforma Wordwall. A base teórico-metodológica se pauta na Tecnodocência, com aplicação de uma Sequência Didática tecnodocente com 8 intervenções que contempla as 5 etapas de desenvolvimento de MADE: criação, planejamento, execução, reflexão e avaliação (Lima; Loureiro, 2019) para superação das conexões conceituais errôneas e aprofundamento conceitual sobre Reciclagem. A pesquisa é qualitativa, com base no Design Based Research (DBR) diante das etapas: Focar, Compreender, Conceber, Aplicar, Avaliar e Redesenhar (Guisasola et al., 2017). A aplicação ocorre com 22 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escola pública em Fortaleza/CE. A análise de dados é uma adaptação da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2006) com a utilização de duas categorias: acertos e erros, além de uma posterior classificação da aprendizagem em superação, aprofundamento, retrocesso, oscilação, estagnação e finalização, a partir da comparação dos resultados obtidos com a aplicação dos Questionários Inicial (QI) e Final (QF). Constatou-se que os estudantes, ao desenvolverem jogos autorais digitais sobre Reciclagem, obtiveram mais superações ao apresentarem as definições sobre o conteúdo e mais estagnações ao identificarem elementos da Reciclagem em contexto aplicado. No entanto, algumas destas estagnações se fizeram relevantes por relacionar Reciclagem com ações de EA, em geral, bem como na compreensão de que Reciclagem pode ser definida como reutilização ou reaproveitamento. Pretende-se aprimorar a proposta da SD para minimizar as estagnações, dando continuidade à investigação em outros contextos que permitam a generalização dos dados.

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