Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As aulas de Educação Física para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ser adaptáveis e levar em consideração as diferentes necessidades, habilidades e experiências de vida dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar as experiências de um professor de Educação Física que trabalha com essa modalidade de ensino, em uma escola estadual de Vila Flor/RN. Para tanto, o aporte teórico está fundamentado nos estudos de Barbosa (2017), Brasil (1996), Balaguer et al (2023). No que concerne à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Durante as aulas, dentre os obstáculos identificados, destacara-se a aversão à realização de exercícios, a ausência de estímulo e as restrições físicas e emocionais dos alunos. Para lidar com essas questões, o docente implementou abordagens ativas e inclusivas, utilizando jogos colaborativos, atividades de baixo impacto e exercícios ajustados às condições dos estudantes. Essas estratégias visaram favorecer a participação e a interatividade, levando em consideração as diferentes habilidades dos alunos e promovendo o trabalho em equipe e a convivência social. Tais atividades geraram resultados favoráveis, promovendo a autoestima e a saúde física e mental dos estudantes, além de intensificar o envolvimento e a interação social entre os colegas. Por fim, conclui-se que a experiência evidencia que a Educação Física pode atuar como um recurso significativo para a inclusão e o desenvolvimento holístico dos alunos da EJA, ajudando a formar um ambiente escolar mais saudável, respeitoso e cooperativo.

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