A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1167 "inscrito_id" => 5256 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO" "resumo" => "As aulas de Educação Física para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ser adaptáveis e levar em consideração as diferentes necessidades, habilidades e experiências de vida dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar as experiências de um professor de Educação Física que trabalha com essa modalidade de ensino, em uma escola estadual de Vila Flor/RN. Para tanto, o aporte teórico está fundamentado nos estudos de Barbosa (2017), Brasil (1996), Balaguer et al (2023). No que concerne à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Durante as aulas, dentre os obstáculos identificados, destacara-se a aversão à realização de exercícios, a ausência de estímulo e as restrições físicas e emocionais dos alunos. Para lidar com essas questões, o docente implementou abordagens ativas e inclusivas, utilizando jogos colaborativos, atividades de baixo impacto e exercícios ajustados às condições dos estudantes. Essas estratégias visaram favorecer a participação e a interatividade, levando em consideração as diferentes habilidades dos alunos e promovendo o trabalho em equipe e a convivência social. Tais atividades geraram resultados favoráveis, promovendo a autoestima e a saúde física e mental dos estudantes, além de intensificar o envolvimento e a interação social entre os colegas. Por fim, conclui-se que a experiência evidencia que a Educação Física pode atuar como um recurso significativo para a inclusão e o desenvolvimento holístico dos alunos da EJA, ajudando a formar um ambiente escolar mais saudável, respeitoso e cooperativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5256_TB1167_15102025175514.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIERIS DA SILVA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONIERIS" "autor_email" => "ronierissilva4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1167 "inscrito_id" => 5256 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO" "resumo" => "As aulas de Educação Física para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ser adaptáveis e levar em consideração as diferentes necessidades, habilidades e experiências de vida dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar as experiências de um professor de Educação Física que trabalha com essa modalidade de ensino, em uma escola estadual de Vila Flor/RN. Para tanto, o aporte teórico está fundamentado nos estudos de Barbosa (2017), Brasil (1996), Balaguer et al (2023). No que concerne à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Durante as aulas, dentre os obstáculos identificados, destacara-se a aversão à realização de exercícios, a ausência de estímulo e as restrições físicas e emocionais dos alunos. Para lidar com essas questões, o docente implementou abordagens ativas e inclusivas, utilizando jogos colaborativos, atividades de baixo impacto e exercícios ajustados às condições dos estudantes. Essas estratégias visaram favorecer a participação e a interatividade, levando em consideração as diferentes habilidades dos alunos e promovendo o trabalho em equipe e a convivência social. Tais atividades geraram resultados favoráveis, promovendo a autoestima e a saúde física e mental dos estudantes, além de intensificar o envolvimento e a interação social entre os colegas. Por fim, conclui-se que a experiência evidencia que a Educação Física pode atuar como um recurso significativo para a inclusão e o desenvolvimento holístico dos alunos da EJA, ajudando a formar um ambiente escolar mais saudável, respeitoso e cooperativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5256_TB1167_15102025175514.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIERIS DA SILVA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONIERIS" "autor_email" => "ronierissilva4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }