ETNOMATEMÁTICA NA TENDA MULTIÉTNICA DO FICA: ANÁLISE DE PADRÕES MATEMÁTICOS NAS EXPRESSÕES CULTURAIS INDÍGENAS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NA TENDA MULTIÉTNICA DO FICA: ANÁLISE DE PADRÕES MATEMÁTICOS NAS EXPRESSÕES CULTURAIS INDÍGENAS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL" "resumo" => "O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado anualmente na cidade de Goiás – GO, é um evento importante que reúne diversas expressões culturais. A Tenda Multiétnica, dentro do FICA, é um espaço dedicado à valorização e divulgação de diferentes culturas, incluindo as indígenas, promovendo o diálogo intercultural e a troca de saberes tradicionais. Nesse contexto, a etnomatemática se manifesta de maneira significativa nas expressões culturais dessas comunidades, como nos grafismos das pinturas corporais, nos padrões geométricos de objetos artesanais e nas coreografias das danças tradicionais, que frequentemente seguem estruturas simétricas e sequenciais. Este estudo tem como objetivo analisar essas manifestações etnomatemáticas na Tenda Multiétnica do FICA, destacando sua relevância no evento. Como referencial teórico, a pesquisa baseia-se na perspectiva da etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que enfatiza a relação entre matemática, cultura e sociedade. Além disso, são consideradas as contribuições de Paulus Gerdes, que investiga padrões geométricos em culturas tradicionais, e Bill Barton, que explora a matemática em diferentes contextos culturais. A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica, observação direta durante o evento, com foco nas atividades realizadas na Tenda Multiétnica, visando compreender como esses saberes são transmitidos e valorizados nas comunidades. Os resultados esperados envolvem a identificação de padrões matemáticos presentes nas expressões culturais dos povos indígenas, como formas geométricas, simetrias e sequências. A análise desses elementos contribui para a compreensão da relação entre matemática e cultura, destacando a importância de preservar e valorizar os conhecimentos tradicionais. O estudo também busca reconhecer a Tenda Multiétnica como um espaço privilegiado de intercâmbio cultural no FICA, ressaltando a etnomatemática como ferramenta de preservação cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1991_TB1169_29102025220913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES" "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO" "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NA TENDA MULTIÉTNICA DO FICA: ANÁLISE DE PADRÕES MATEMÁTICOS NAS EXPRESSÕES CULTURAIS INDÍGENAS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL" "resumo" => "O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado anualmente na cidade de Goiás – GO, é um evento importante que reúne diversas expressões culturais. A Tenda Multiétnica, dentro do FICA, é um espaço dedicado à valorização e divulgação de diferentes culturas, incluindo as indígenas, promovendo o diálogo intercultural e a troca de saberes tradicionais. Nesse contexto, a etnomatemática se manifesta de maneira significativa nas expressões culturais dessas comunidades, como nos grafismos das pinturas corporais, nos padrões geométricos de objetos artesanais e nas coreografias das danças tradicionais, que frequentemente seguem estruturas simétricas e sequenciais. Este estudo tem como objetivo analisar essas manifestações etnomatemáticas na Tenda Multiétnica do FICA, destacando sua relevância no evento. Como referencial teórico, a pesquisa baseia-se na perspectiva da etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que enfatiza a relação entre matemática, cultura e sociedade. Além disso, são consideradas as contribuições de Paulus Gerdes, que investiga padrões geométricos em culturas tradicionais, e Bill Barton, que explora a matemática em diferentes contextos culturais. A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica, observação direta durante o evento, com foco nas atividades realizadas na Tenda Multiétnica, visando compreender como esses saberes são transmitidos e valorizados nas comunidades. Os resultados esperados envolvem a identificação de padrões matemáticos presentes nas expressões culturais dos povos indígenas, como formas geométricas, simetrias e sequências. A análise desses elementos contribui para a compreensão da relação entre matemática e cultura, destacando a importância de preservar e valorizar os conhecimentos tradicionais. O estudo também busca reconhecer a Tenda Multiétnica como um espaço privilegiado de intercâmbio cultural no FICA, ressaltando a etnomatemática como ferramenta de preservação cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1991_TB1169_29102025220913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES" "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO" "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }