Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE MATÉRIA E SUBSTÂNCIA REPRESENTADO NAS IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS PELO PNLD 2024/2027, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE MAYER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1170
    "inscrito_id" => 8255
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE MATÉRIA E SUBSTÂNCIA REPRESENTADO NAS IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS PELO PNLD 2024/2027, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE MAYER"
    "resumo" => "As imagens desempenham um papel crucial na abordagem de conteúdos científicos, especialmente os abstratos, comuns no ensino de Química, sendo amplamente utilizadas em livros didáticos. Contudo, observa-se que algumas propostas visuais nesses materiais não são adequadas, apresentando elementos que reforçam ou criam dificuldades na compreensão dos conceitos, podendo gerar obstáculos epistemológicos. Este estudo teve como objetivo analisar o valor didático de imagens relacionadas ao conceito de substância em livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2024/2027. A análise foi fundamentada na Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia, de Mayer, que oferece princípios para avaliar o valor instrucional de imagens. Foram examinados 14 livros didáticos, dos quais 13 abordaram o conceito de matéria e substância. Apesar da quantidade limitada de imagens nesses livros, constatou-se que, na maioria dos casos, as imagens analisadas apresentaram Valor Didático. Todavia, alguns desvios imagéticos foram identificados, sugerindo o potencial para interpretações equivocadas ou inadequadas dos conceitos apresentados. Os resultados reforçam a importância de uma análise criteriosa e fundamentada na seleção de imagens para o ensino de conceitos científicos, especialmente nos livros didáticos, visto que essas imagens podem tanto potencializar quanto dificultar o aprendizado. Este trabalho contribui para a reflexão sobre a utilização mais eficiente de imagens didáticas, alinhadas aos princípios da teoria de Mayer, com vistas a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8255_TB1170_29102025215257.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KASSIELLY"
    "autor_email" => "kassiellydias8@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1170
    "inscrito_id" => 8255
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE MATÉRIA E SUBSTÂNCIA REPRESENTADO NAS IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS PELO PNLD 2024/2027, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE MAYER"
    "resumo" => "As imagens desempenham um papel crucial na abordagem de conteúdos científicos, especialmente os abstratos, comuns no ensino de Química, sendo amplamente utilizadas em livros didáticos. Contudo, observa-se que algumas propostas visuais nesses materiais não são adequadas, apresentando elementos que reforçam ou criam dificuldades na compreensão dos conceitos, podendo gerar obstáculos epistemológicos. Este estudo teve como objetivo analisar o valor didático de imagens relacionadas ao conceito de substância em livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2024/2027. A análise foi fundamentada na Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia, de Mayer, que oferece princípios para avaliar o valor instrucional de imagens. Foram examinados 14 livros didáticos, dos quais 13 abordaram o conceito de matéria e substância. Apesar da quantidade limitada de imagens nesses livros, constatou-se que, na maioria dos casos, as imagens analisadas apresentaram Valor Didático. Todavia, alguns desvios imagéticos foram identificados, sugerindo o potencial para interpretações equivocadas ou inadequadas dos conceitos apresentados. Os resultados reforçam a importância de uma análise criteriosa e fundamentada na seleção de imagens para o ensino de conceitos científicos, especialmente nos livros didáticos, visto que essas imagens podem tanto potencializar quanto dificultar o aprendizado. Este trabalho contribui para a reflexão sobre a utilização mais eficiente de imagens didáticas, alinhadas aos princípios da teoria de Mayer, com vistas a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8255_TB1170_29102025215257.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KASSIELLY"
    "autor_email" => "kassiellydias8@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As imagens desempenham um papel crucial na abordagem de conteúdos científicos, especialmente os abstratos, comuns no ensino de Química, sendo amplamente utilizadas em livros didáticos. Contudo, observa-se que algumas propostas visuais nesses materiais não são adequadas, apresentando elementos que reforçam ou criam dificuldades na compreensão dos conceitos, podendo gerar obstáculos epistemológicos. Este estudo teve como objetivo analisar o valor didático de imagens relacionadas ao conceito de substância em livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2024/2027. A análise foi fundamentada na Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia, de Mayer, que oferece princípios para avaliar o valor instrucional de imagens. Foram examinados 14 livros didáticos, dos quais 13 abordaram o conceito de matéria e substância. Apesar da quantidade limitada de imagens nesses livros, constatou-se que, na maioria dos casos, as imagens analisadas apresentaram Valor Didático. Todavia, alguns desvios imagéticos foram identificados, sugerindo o potencial para interpretações equivocadas ou inadequadas dos conceitos apresentados. Os resultados reforçam a importância de uma análise criteriosa e fundamentada na seleção de imagens para o ensino de conceitos científicos, especialmente nos livros didáticos, visto que essas imagens podem tanto potencializar quanto dificultar o aprendizado. Este trabalho contribui para a reflexão sobre a utilização mais eficiente de imagens didáticas, alinhadas aos princípios da teoria de Mayer, com vistas a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.