UM MERGULHO NO UNIVERSO DA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA FEMININA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125352 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 8246 "titulo" => "UM MERGULHO NO UNIVERSO DA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa de iniciação científica (PIBIC/UEPB) que busca compreender como a literatura indígena contemporânea de autoria feminina representa esteticamente a herança cultural dos povos originários ao abordar ideias de pertencimento, resistência e identidade. Como base nos (re)contos “Omáu, a menina que mora no fundo dos rios”, de Eliane Potigua e “A história de Paká”, de Naine Terena, presentes na obra Originárias (2023), uma antologia organizada por Trudruá Dorrico e Maurício Negro, objetivamos verificar como estas narrativas trazem questões referentes ao legado dos povos originários que possibilitam também aos não indígenas conhecerem sobre a riqueza cultural e entenderem mais da alteridade dos povos indígenas. De natureza analítico-interpretativa, este trabalho se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa, e tem como referencial teórico os estudos de Graúna (2013), Guesse (2013), Dorrico (2018), Candido (2002), Munduruku (2018) entre outros, através dos quais procuramos compreender as características estéticas dessa literatura, conhecer melhor sobre as autoras e as suas etnias, visando identificar e comparar, de que forma essa representação é evidenciada nas narrativas literárias selecionadas. Discutir questões voltadas à representação indigena no contexto literário, a partir do próprio protagonismo indígena, possibilita-nos reorientar o olhar e desconstruir estereótipos produzidos pelo pensamento eurocêntrico, que por muito tempo silenciou essas vozes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8246_TB1172_30102025231936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "elizabethgd3s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125352 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 8246 "titulo" => "UM MERGULHO NO UNIVERSO DA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa de iniciação científica (PIBIC/UEPB) que busca compreender como a literatura indígena contemporânea de autoria feminina representa esteticamente a herança cultural dos povos originários ao abordar ideias de pertencimento, resistência e identidade. Como base nos (re)contos “Omáu, a menina que mora no fundo dos rios”, de Eliane Potigua e “A história de Paká”, de Naine Terena, presentes na obra Originárias (2023), uma antologia organizada por Trudruá Dorrico e Maurício Negro, objetivamos verificar como estas narrativas trazem questões referentes ao legado dos povos originários que possibilitam também aos não indígenas conhecerem sobre a riqueza cultural e entenderem mais da alteridade dos povos indígenas. De natureza analítico-interpretativa, este trabalho se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa, e tem como referencial teórico os estudos de Graúna (2013), Guesse (2013), Dorrico (2018), Candido (2002), Munduruku (2018) entre outros, através dos quais procuramos compreender as características estéticas dessa literatura, conhecer melhor sobre as autoras e as suas etnias, visando identificar e comparar, de que forma essa representação é evidenciada nas narrativas literárias selecionadas. Discutir questões voltadas à representação indigena no contexto literário, a partir do próprio protagonismo indígena, possibilita-nos reorientar o olhar e desconstruir estereótipos produzidos pelo pensamento eurocêntrico, que por muito tempo silenciou essas vozes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8246_TB1172_30102025231936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "elizabethgd3s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }