Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTOCOLO DE REGISTRO E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS (PRAHM) PARA CRIANÇAS COM AUTISMO - SÍNTESE DOS ESTUDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125355
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1184
    "inscrito_id" => 2330
    "titulo" => "PROTOCOLO DE REGISTRO E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS (PRAHM) PARA CRIANÇAS COM AUTISMO - SÍNTESE DOS ESTUDOS"
    "resumo" => "A competência em habilidades matemáticas é importante para todos os estudantes, incluindo aqueles que pertencem ao Público-alvo da Educação Especial, que se refere a estudantes com deficiência, com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e aqueles com altas habilidades/superdotação. A área de pesquisa acadêmica na área de ensino de matemática para pessoas com TEA ainda não está totalmente desenvolvida, uma vez que a pesquisa sobre desempenho em matemática em indivíduos com TEA é limitada, resultando em uma lacuna nas intervenções matemáticas baseadas em evidências para esses estudantes. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a aplicação e o desempenho de estudantes com TEA que foram avaliados pelo Protocolo de Registro e Avaliação das Habilidades Matemáticas (PRAHM). Foi realizada uma revisão integrativa dos trabalhos publicados em bases de dados de livre acesso que utilizaram o PRAHM em estudos empíricos, desde sua publicação em 2017 até 2024. Desde sua publicação, o protocolo vem sendo utilizado para fazer o levantamento de repertório de entrada de crianças com síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, TEA e aquelas com desenvolvimento típico. Quando se olha a aplicação do protocolo com estudantes com TEA, este foi aplicado com 35 participantes, sendo 6 do gênero feminino (14,1%) e 29 do gênero masculino (82,9%), com idade entre 6 e 12 anos. Obteve-se dados de 32 deles, com média de 69,2% de aproveitamento. Os autores observaram que não havia relação entre idade e desempenho por parte dos participantes com TEA. O desempenho insuficiente dos participantes pode ser explicado pelo comprometimento da linguagem e pela dificuldade na compreensão de instruções de problemas, o que podem afetar o desenvolvimento de habilidades matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2330_TB1184_29102025164013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON BARCELOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON BARCELOS"
    "autor_email" => "ailton.barcelos@ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125355
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1184
    "inscrito_id" => 2330
    "titulo" => "PROTOCOLO DE REGISTRO E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS (PRAHM) PARA CRIANÇAS COM AUTISMO - SÍNTESE DOS ESTUDOS"
    "resumo" => "A competência em habilidades matemáticas é importante para todos os estudantes, incluindo aqueles que pertencem ao Público-alvo da Educação Especial, que se refere a estudantes com deficiência, com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e aqueles com altas habilidades/superdotação. A área de pesquisa acadêmica na área de ensino de matemática para pessoas com TEA ainda não está totalmente desenvolvida, uma vez que a pesquisa sobre desempenho em matemática em indivíduos com TEA é limitada, resultando em uma lacuna nas intervenções matemáticas baseadas em evidências para esses estudantes. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a aplicação e o desempenho de estudantes com TEA que foram avaliados pelo Protocolo de Registro e Avaliação das Habilidades Matemáticas (PRAHM). Foi realizada uma revisão integrativa dos trabalhos publicados em bases de dados de livre acesso que utilizaram o PRAHM em estudos empíricos, desde sua publicação em 2017 até 2024. Desde sua publicação, o protocolo vem sendo utilizado para fazer o levantamento de repertório de entrada de crianças com síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, TEA e aquelas com desenvolvimento típico. Quando se olha a aplicação do protocolo com estudantes com TEA, este foi aplicado com 35 participantes, sendo 6 do gênero feminino (14,1%) e 29 do gênero masculino (82,9%), com idade entre 6 e 12 anos. Obteve-se dados de 32 deles, com média de 69,2% de aproveitamento. Os autores observaram que não havia relação entre idade e desempenho por parte dos participantes com TEA. O desempenho insuficiente dos participantes pode ser explicado pelo comprometimento da linguagem e pela dificuldade na compreensão de instruções de problemas, o que podem afetar o desenvolvimento de habilidades matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2330_TB1184_29102025164013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON BARCELOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON BARCELOS"
    "autor_email" => "ailton.barcelos@ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A competência em habilidades matemáticas é importante para todos os estudantes, incluindo aqueles que pertencem ao Público-alvo da Educação Especial, que se refere a estudantes com deficiência, com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e aqueles com altas habilidades/superdotação. A área de pesquisa acadêmica na área de ensino de matemática para pessoas com TEA ainda não está totalmente desenvolvida, uma vez que a pesquisa sobre desempenho em matemática em indivíduos com TEA é limitada, resultando em uma lacuna nas intervenções matemáticas baseadas em evidências para esses estudantes. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a aplicação e o desempenho de estudantes com TEA que foram avaliados pelo Protocolo de Registro e Avaliação das Habilidades Matemáticas (PRAHM). Foi realizada uma revisão integrativa dos trabalhos publicados em bases de dados de livre acesso que utilizaram o PRAHM em estudos empíricos, desde sua publicação em 2017 até 2024. Desde sua publicação, o protocolo vem sendo utilizado para fazer o levantamento de repertório de entrada de crianças com síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, TEA e aquelas com desenvolvimento típico. Quando se olha a aplicação do protocolo com estudantes com TEA, este foi aplicado com 35 participantes, sendo 6 do gênero feminino (14,1%) e 29 do gênero masculino (82,9%), com idade entre 6 e 12 anos. Obteve-se dados de 32 deles, com média de 69,2% de aproveitamento. Os autores observaram que não havia relação entre idade e desempenho por parte dos participantes com TEA. O desempenho insuficiente dos participantes pode ser explicado pelo comprometimento da linguagem e pela dificuldade na compreensão de instruções de problemas, o que podem afetar o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.