A INSERÇÃO DAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NAS TRÊS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U. E. F. CLEÔMENES FALCÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1190 "inscrito_id" => 5334 "titulo" => "A INSERÇÃO DAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NAS TRÊS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U. E. F. CLEÔMENES FALCÃO" "resumo" => "Este trabalho analisa a inserção das principais tecnologias digitais na prática docente, focando nos desafios e potencialidades observados em três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental na U.E.F. Cleômenes Falcão, em Bacabal, Maranhão. A pesquisa investigou a aplicação das principais tecnologias em sala de aula e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Justificou-se pela crescente importância das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na sociedade, que exigem a adaptação das práticas pedagógicas para formar cidadãos críticos e criativos, capazes de usar tecnologias de forma consciente. Destacou-se que a capacitação docente é fundamental para essa integração, embora desafios como falta de formação, infraestrutura inadequada e resistência a novas metodologias ainda sejam significativos, especialmente agravados pela pandemia de COVID-19. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, utilizou-se de questionários com três professores da escola. A análise teve por base vários autores, dentre eles Paulo Freire (1970), Moran (2000), Kenski (2003) e a BNCC (2017), que orientam o uso das principais tecnologias na educação. Os resultados indicaram que, apesar do grande potencial das tecnologias para tornar o ensino mais interativo e colaborativo, sua eficácia depende de investimentos em infraestrutura e formação contínua dos professores. Conclui-se que a integração das TDICs é essencial para modernizar o ensino e promover uma educação inclusiva e acessível, preparando os alunos e professores para um futuro digitalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5334_TB1190_14102025142153.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE VELOSO SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALANE" "autor_email" => "alaneveloso123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1190 "inscrito_id" => 5334 "titulo" => "A INSERÇÃO DAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NAS TRÊS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U. E. F. CLEÔMENES FALCÃO" "resumo" => "Este trabalho analisa a inserção das principais tecnologias digitais na prática docente, focando nos desafios e potencialidades observados em três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental na U.E.F. Cleômenes Falcão, em Bacabal, Maranhão. A pesquisa investigou a aplicação das principais tecnologias em sala de aula e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Justificou-se pela crescente importância das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na sociedade, que exigem a adaptação das práticas pedagógicas para formar cidadãos críticos e criativos, capazes de usar tecnologias de forma consciente. Destacou-se que a capacitação docente é fundamental para essa integração, embora desafios como falta de formação, infraestrutura inadequada e resistência a novas metodologias ainda sejam significativos, especialmente agravados pela pandemia de COVID-19. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, utilizou-se de questionários com três professores da escola. A análise teve por base vários autores, dentre eles Paulo Freire (1970), Moran (2000), Kenski (2003) e a BNCC (2017), que orientam o uso das principais tecnologias na educação. Os resultados indicaram que, apesar do grande potencial das tecnologias para tornar o ensino mais interativo e colaborativo, sua eficácia depende de investimentos em infraestrutura e formação contínua dos professores. Conclui-se que a integração das TDICs é essencial para modernizar o ensino e promover uma educação inclusiva e acessível, preparando os alunos e professores para um futuro digitalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5334_TB1190_14102025142153.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE VELOSO SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALANE" "autor_email" => "alaneveloso123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }