A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY: ANÁLISE DE DESENHOS INFANTIS SOBRE A VISÃO DE FELICIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1191 "inscrito_id" => 3093 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY: ANÁLISE DE DESENHOS INFANTIS SOBRE A VISÃO DE FELICIDADE" "resumo" => "A teoria vygotskiana compreende o ser humano como um todo, considerando tanto seu aspecto biológico quanto social e histórico, sendo fundamental para entender o desenvolvimento humano, especialmente no contexto educacional. Este estudo tem o objetivo de explorar os fundamentos dessa teoria na análise de desenhos infantis sobre a visão de felicidade, e enfatizar a importância das interações sociais e das condições de vida no processo de desenvolvimento intelectual das crianças. A fundamentação teórica deste trabalho apoia-se em autores como: Vygotsky, Lucci, Luria e Leontiev , que oferecem uma análise aprofundada da psicologia socio-histórica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, conforme Godoy (1995), e dividiu-se em duas etapas: revisão bibliográfica e a análise de desenhos infantis como método investigativo. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2024, no mês de março, com autorização prévia da instituição e dos pais, em uma escola particular no Recife, onde 12 crianças de 9 a 11 anos produziram ilustrações representando sua visão de felicidade. Os dados foram analisados descritivamente, considerando aspectos simbólicos e culturais das representações. Os resultados indicam que elementos tecnológicos e de consumo predominam nos desenhos, refletindo o contexto histórico-social das crianças. A análise demonstra que as interações sociais influenciam significativamente a construção do conhecimento e a visão de felicidade. Além disso, a mediação dos professores foi essencial para estimular a expressão criativa e o engajamento dos alunos, confirmando as proposições de Vygotsky sobre o papel do ambiente na aprendizagem. Conclui-se que a sala de aula é um espaço social fundamental para o desenvolvimento cognitivo, onde a troca de conhecimentos entre alunos e professores potencializa a aprendizagem e a construção de signos compartilhados, como a visão de felicidade. Assim, é essencial que as práticas pedagógicas considerem o contexto sociocultural dos estudantes para promover um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3093_TB1191_30102025172948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MIRELLY" "autor_email" => "mirellymoraesandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1191 "inscrito_id" => 3093 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY: ANÁLISE DE DESENHOS INFANTIS SOBRE A VISÃO DE FELICIDADE" "resumo" => "A teoria vygotskiana compreende o ser humano como um todo, considerando tanto seu aspecto biológico quanto social e histórico, sendo fundamental para entender o desenvolvimento humano, especialmente no contexto educacional. Este estudo tem o objetivo de explorar os fundamentos dessa teoria na análise de desenhos infantis sobre a visão de felicidade, e enfatizar a importância das interações sociais e das condições de vida no processo de desenvolvimento intelectual das crianças. A fundamentação teórica deste trabalho apoia-se em autores como: Vygotsky, Lucci, Luria e Leontiev , que oferecem uma análise aprofundada da psicologia socio-histórica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, conforme Godoy (1995), e dividiu-se em duas etapas: revisão bibliográfica e a análise de desenhos infantis como método investigativo. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2024, no mês de março, com autorização prévia da instituição e dos pais, em uma escola particular no Recife, onde 12 crianças de 9 a 11 anos produziram ilustrações representando sua visão de felicidade. Os dados foram analisados descritivamente, considerando aspectos simbólicos e culturais das representações. Os resultados indicam que elementos tecnológicos e de consumo predominam nos desenhos, refletindo o contexto histórico-social das crianças. A análise demonstra que as interações sociais influenciam significativamente a construção do conhecimento e a visão de felicidade. Além disso, a mediação dos professores foi essencial para estimular a expressão criativa e o engajamento dos alunos, confirmando as proposições de Vygotsky sobre o papel do ambiente na aprendizagem. Conclui-se que a sala de aula é um espaço social fundamental para o desenvolvimento cognitivo, onde a troca de conhecimentos entre alunos e professores potencializa a aprendizagem e a construção de signos compartilhados, como a visão de felicidade. Assim, é essencial que as práticas pedagógicas considerem o contexto sociocultural dos estudantes para promover um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3093_TB1191_30102025172948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MIRELLY" "autor_email" => "mirellymoraesandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }