Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INVISIBILIDADE DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA TUTORIA DE PARES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior ainda enfrenta desafios significativos, o que contribui para sua invisibilidade no ambiente acadêmico. Muitos estudantes com deficiência intelectual, sensorial ou física encontram barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam sua plena participação nas atividades acadêmicas. Diante desse contexto, foi realizado um estudo qualitativo no IFPE campus Barreiros - PE, para investigar como essa invisibilidade se manifesta no cotidiano da tutoria de pares e quais estratégias podem ser adotadas para melhorar esse cenário. O estudo analisa as percepções e experiências de um estudante com deficiência intelectual, buscando compreender de que forma a tutoria de pares pode contribuir para sua inclusão acadêmica e social. Para isso, foram realizadas observações sistemáticas, intervenções e entrevistas com o estudante. A análise dos dados revelou que a tutoria de pares foi essencial para ampliar a visibilidade do estudante, auxiliando no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, na interação social e na superação de desafios diários. Os resultados demonstraram que a presença de um tutor comprometido favoreceu a autoconfiança do estudante, tornando-o mais ativo nas aulas e melhorando seu desempenho acadêmico. Além disso, a tutoria ajudou a sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da inclusão. O estudo também destaca a necessidade de políticas públicas eficazes e da capacitação contínua de professores para garantir uma inclusão mais equitativa e eficiente. Dessa forma, fica evidente que a tutoria de pares é uma ferramenta fundamental para reduzir a invisibilidade dos estudantes com deficiência no ensino superior, proporcionando um ambiente mais acessível e acolhedor.

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