EJA: UMA MODALIDADE DE ENSINO MARCADA POR GÊNERO, CLASSE E RAÇA
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Ressalta-se que a maior parte dos estudantes da EJA no Brasil se autodeclaram pretos e pardos, representando 74,9% dos matriculados (INEP, 2023). Observa-se também que 65,1% dos alunos da EJA têm menos de 40 anos, enquanto uma parte significativa, especialmente mulheres, tem mais de 40 anos e entre os estudantes com menos de 40 anos, 52,1% são homens, e entre os maiores de 40 anos, 59,2% são mulheres 9JEDUCA, 2023). O objetivo deste artigo é refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma modalidade de ensino que é profundamente influenciada pelos marcadores sociais de gênero, classe e raça. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, a partir da qual foram analisados documentos oficiais, políticas públicas e literatura acadêmica sobre a EJA. A análise foi orientada pela perspectiva da interseccionalidade, que foi utilizada como ferramenta analítica para compreender como os marcadores sociais interagem e influenciam as experiências dos alunos na EJA. 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