Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELEITURA DE OBRA PICTÓRICA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA ORIENTADA POR PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125367
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 3239
    "titulo" => "RELEITURA DE OBRA PICTÓRICA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA ORIENTADA POR PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste artigo está apresentado um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 6.967.789 e o percorrer do caminho investigativo teve como objetivo contribuir para o ensino de geometria na educação infantil (4 à 6 anos), por meio de material concreto. Contemplando as determinações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, foram elaboradas atividades didáticas que atendem orientações de pesquisas em neurociência, buscando possibilitar que as crianças atribuam signifcado para noções matemáticas envolvendo objetos geométricos. A organização das ações pedagógicas seguiu os princípios fundamentados em pesquisas neurocientíficas que potencializam a aprendizagem, definidos por Amaral e Guerra, apresentados na obra intitulada “Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem”, publicada em 2022. As professoras participantes desta pesquisa desenvolveram as atividades com as crianças dos Centros de Educação Infantil onde atuam e seus relatos escritos e depoimentos orais fornecidos por meio de entrevistas constituem os dados coletados pela pesquisadora primeira autora deste artigo. No presente artigo, inicialmente estão explicitadas as orientações de pesquisas neurocientíficas que nortearam a organização das atividades didáticas e em seguida está descrita a atividade envolvendo a releitura de obra de arte pictórica. As crianças apreciaram imagem de obra pictórica criada por Giuseppe Arcimboldo (1526 – 1593) e produziram suas releituras com frutas previamente cortadas em formatos geométricos. Na finalização deste artigo são discutidos os resultados da intervenção, mostrando que durante a realização das atividades as crianças estiveram motivadas, participaram ativamente de todas as etapas da atividade sendo evidenciada a atenção seletiva na apreciação da imagem da obra, na identificação das formas geométricas envolvidas, na elaboração das releituras e na valorização respeitosa dos trabalhos dos colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3239_TB1202_29102025064724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA BAIER"
    "autor_nome_curto" => "TÂNIA"
    "autor_email" => "taniabaier@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125367
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 3239
    "titulo" => "RELEITURA DE OBRA PICTÓRICA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA ORIENTADA POR PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste artigo está apresentado um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 6.967.789 e o percorrer do caminho investigativo teve como objetivo contribuir para o ensino de geometria na educação infantil (4 à 6 anos), por meio de material concreto. Contemplando as determinações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, foram elaboradas atividades didáticas que atendem orientações de pesquisas em neurociência, buscando possibilitar que as crianças atribuam signifcado para noções matemáticas envolvendo objetos geométricos. A organização das ações pedagógicas seguiu os princípios fundamentados em pesquisas neurocientíficas que potencializam a aprendizagem, definidos por Amaral e Guerra, apresentados na obra intitulada “Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem”, publicada em 2022. As professoras participantes desta pesquisa desenvolveram as atividades com as crianças dos Centros de Educação Infantil onde atuam e seus relatos escritos e depoimentos orais fornecidos por meio de entrevistas constituem os dados coletados pela pesquisadora primeira autora deste artigo. No presente artigo, inicialmente estão explicitadas as orientações de pesquisas neurocientíficas que nortearam a organização das atividades didáticas e em seguida está descrita a atividade envolvendo a releitura de obra de arte pictórica. As crianças apreciaram imagem de obra pictórica criada por Giuseppe Arcimboldo (1526 – 1593) e produziram suas releituras com frutas previamente cortadas em formatos geométricos. Na finalização deste artigo são discutidos os resultados da intervenção, mostrando que durante a realização das atividades as crianças estiveram motivadas, participaram ativamente de todas as etapas da atividade sendo evidenciada a atenção seletiva na apreciação da imagem da obra, na identificação das formas geométricas envolvidas, na elaboração das releituras e na valorização respeitosa dos trabalhos dos colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3239_TB1202_29102025064724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA BAIER"
    "autor_nome_curto" => "TÂNIA"
    "autor_email" => "taniabaier@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste artigo está apresentado um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos conforme parecer 6.967.789 e o percorrer do caminho investigativo teve como objetivo contribuir para o ensino de geometria na educação infantil (4 à 6 anos), por meio de material concreto. Contemplando as determinações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, foram elaboradas atividades didáticas que atendem orientações de pesquisas em neurociência, buscando possibilitar que as crianças atribuam signifcado para noções matemáticas envolvendo objetos geométricos. A organização das ações pedagógicas seguiu os princípios fundamentados em pesquisas neurocientíficas que potencializam a aprendizagem, definidos por Amaral e Guerra, apresentados na obra intitulada “Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem”, publicada em 2022. As professoras participantes desta pesquisa desenvolveram as atividades com as crianças dos Centros de Educação Infantil onde atuam e seus relatos escritos e depoimentos orais fornecidos por meio de entrevistas constituem os dados coletados pela pesquisadora primeira autora deste artigo. No presente artigo, inicialmente estão explicitadas as orientações de pesquisas neurocientíficas que nortearam a organização das atividades didáticas e em seguida está descrita a atividade envolvendo a releitura de obra de arte pictórica. As crianças apreciaram imagem de obra pictórica criada por Giuseppe Arcimboldo (1526 – 1593) e produziram suas releituras com frutas previamente cortadas em formatos geométricos. Na finalização deste artigo são discutidos os resultados da intervenção, mostrando que durante a realização das atividades as crianças estiveram motivadas, participaram ativamente de todas as etapas da atividade sendo evidenciada a atenção seletiva na apreciação da imagem da obra, na identificação das formas geométricas envolvidas, na elaboração das releituras e na valorização respeitosa dos trabalhos dos colegas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.