Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUIDAR DE SI E O CUIDADO COM O OUTRO: SAÚDE E BEM ESTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão sobre a teoria de Henri Wallon que discute sobre as questões que envolvem o desenvolvimento infantil, na perspetiva da interação entre os aspectos biológicos e sociais. Essa teoria afirma que o desenvolvimento ocorre por meio da integração entre afetividade, movimento e cognição, destacando a importância das emoções na construção da inteligência. Diferente de Piaget, que enfatiza a construção lógica do conhecimento, Wallon argumenta que a inteligência emerge da afetividade. Nesse contexto, Wallon acreditava que ao estudar a criança poderia acessar a origem dos processo psíquicos. Defendia que a Escola deveria promover uma educação integral a criança, afetiva, intelectual e social. Wallon contrapôs-se a Piaget ao afirmar que a inteligência surge da afetividade, e não o contrário. A relação entre professor e aluno, marcada pelo envolvimento emocional, pode potencializar o desenvolvimento cognitivo do estudante durante o processo de ensino. Wallon também destaca que a aprendizagem depende das condições do meio e das interações sociais, reforçando a necessidade de um ensino que considere os aspectos emocionais e sociais da criança. O professor, nesse contexto, tem um papel fundamental como mediador, promovendo um ambiente acolhedor que favoreça o aprendizado. Sua teoria contribuiu significativamente para a Psicologia da Educação, ao demonstrar que a afetividade e o desenvolvimento cognitivo são indissociáveis, influenciando diretamente a forma como a criança aprende e interage com o mundo. Além de discutir as questões teóricas sobre a temática apresentada, a pesquisa se propõe a apresentar atividades práticas que podem ser inseridas no dia-a-dia da sala de aula que favorecem o desenvolvimento educacional através das interações afetivas e cognitivas. Conclui-se que a pesquisa sobre a referida temática mostra como os aspectos da teoria de Wallon se aplicam às práticas das atividades em sala de aula no processo de formação do estudante na Educação Infantil.

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