Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nas rotinas escolares surgem necessidades continuas para o uso de novas metodologias com o intuito de compreender dificuldades enfrentadas pelos alunos. Em virtude das dificuldades observadas, há necessidade de observar o comportamento dos alunos e possíveis limitações apresentadas por eles diante das rotinas escolares. Um dos métodos para compreender dificuldades dos alunos é a Psicopedagogia, arcabouço científico que alia a Psicologia e a Pedagogia e identifica limitações de alunos que precisam de atendimento educacional especializado (AEE). Por meio da Psicopedagogia, alguns transtornos de aprendizagem podem ser identificados e há aplicação de correções de rumo através de práticas docentes. O objetivo geral do trabalho foi analisar a importância do profissional psicopedagogo nas rotinas escolares dos alunos com necessidades especiais. Os objetivos específicos foram averiguar a influência da psicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem dos alunos na AEE; discorrer sobre as metodologias utilizadas pelo psicopedagogo para promover a inclusão dos alunos na AEE; e apresentar de que forma os alunos tem seu desempenho educacional melhorado por meio das atividades psicopedagogas. A pesquisa se caracterizou como exploratória, para proporcionar maior familiaridade com a problematização levantada. Visando fundamentar os conteúdos abordados ao longo do trabalho utilizou-se o procedimento de pesquisa bibliográfica, ressaltando os principais conceitos, análises e observações sobre a psicologia aplicada dentro das rotinas escolares. Por meio das práticas psicopedagogas alguns dos transtornos que podem promover dificuldades de aprendizagem puderam ser identificados e devidamente acompanhados, tanto por parte das escolas como por parte dos demais componentes da escola. Conclui-se que as introduções de alguns procedimentos psicológicos dentro das rotinas escolares são fundamentais para que os alunos consigam obter um rendimento ou ter as adequações necessárias as suas necessidades, fator promotor de estabilidade nos processos educativos realizados por parte dos profissionais e das escolas.

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