Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PRÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM: O ENSINO DAS LEIS FUNDAMENTAIS DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho parte da metodologia problematizadora, nos moldes desenvolvidos por Rosalind Driver (DRIVER, 1988; DRIVER et al., 1999), mediada pela experimentação, tendo como objeto de conhecimento o eletromagnetismo: campo magnético gerado por corrente elétrica, força magnética gerada por um campo magnético, uso de transformadores e indutores, em consonância com a habilidade de área da BNCC (EM13CNT107), “Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores”, bem como com a habilidade específica do organizador curricular da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (EM13CNT107FIS05PE), “Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre fenômenos da eletrostática, eletrodinâmica e do eletromagnetismo.”. Fazendo do aluno o principal autor do seu aprendizado, mediante os conhecimentos adquiridos durante seu desenvolvimento pessoal e educacional, ao interagir com as atividades propostas pelo professor problematizador, o estudante busca a solução do problema, e o experimento se torna a ponte que conecta um ao outro. A intervenção se deu a partir de duas atividades experimentais, quais foram: observação do campo magnético gerado por uma corrente elétrica, realizada com o aparato de Oersted e o motor elétrico, e a observação do campo elétrico gerado pela variação do fluxo magnético, utilizando um transformador experimental. A situação-problema, a qual se deve resolver por meio de hipóteses se materializou em duas perguntas: “O que faz a agulha da bússola se mexer?” e “o que faz a lâmpada miniatura no secundário do transformador experimental acender?”. Ao se familiarizar com as bases do eletromagnetismo, o estudante se torna capaz de se aprofundar, diferenciar e entender os conceitos da eletricidade e do magnetismo tanto separados quanto coletivamente, respeitando os limites das suas capacidades cognitivas, afetivas, sociais e educacionais, assim como os saberes assimilados durantes as aulas, trazendo novos olhares e caminhos práticos para a aprendizagem da física.

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