O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 7622 "titulo" => "O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar quais concepções de deficiência fundamentam as Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (2021), analisando como o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é proposto no Atendimento Educacional Especializado (AEE) como estratégia pedagógica e as interlocuções entre o professor regente, segundo professor e professor do AEE por meio do ensino colaborativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa com documental (Sá-Silva; Almeida & Guindani, 2009) através de uma análise das Diretrizes do AEE. Esta pesquisa surgiu das inquietações geradas a partir da disciplina do DUA no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) ofertado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em nossa realidade escolar cotidiana, nos deparamos com lacunas existentes e contradições que nos fazem refletir buscando entender nas práticas que se aproximam dos princípios do DUA, com intuito de promover equidade, eliminando barreiras capacitistas promovendo a todo o estudante Público da Educação Especial, mas se contrapõem por termos do modelo biomédico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7622_TB1225_27102025191203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY PEREIRA DE JESUS LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellypjl@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 7622 "titulo" => "O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar quais concepções de deficiência fundamentam as Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (2021), analisando como o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é proposto no Atendimento Educacional Especializado (AEE) como estratégia pedagógica e as interlocuções entre o professor regente, segundo professor e professor do AEE por meio do ensino colaborativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa com documental (Sá-Silva; Almeida & Guindani, 2009) através de uma análise das Diretrizes do AEE. Esta pesquisa surgiu das inquietações geradas a partir da disciplina do DUA no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) ofertado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em nossa realidade escolar cotidiana, nos deparamos com lacunas existentes e contradições que nos fazem refletir buscando entender nas práticas que se aproximam dos princípios do DUA, com intuito de promover equidade, eliminando barreiras capacitistas promovendo a todo o estudante Público da Educação Especial, mas se contrapõem por termos do modelo biomédico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7622_TB1225_27102025191203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY PEREIRA DE JESUS LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellypjl@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }