EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AS CONSEQUÊNCIAS DA DÍVIDA EDUCACIONAL E OS CAMINHOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 2132 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AS CONSEQUÊNCIAS DA DÍVIDA EDUCACIONAL E OS CAMINHOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO" "resumo" => "Este artigo aborda o avanço histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, tendo como referência os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2024, o país alcançou a melhor taxa de alfabetização de sua história, atingindo 93%. Apesar do avanço expressivo, esse índice ainda revela que 11,4 milhões de brasileiros permanecem sem habilidades básicas de leitura e escrita, o que representa uma taxa de analfabetismo de 7%. O estudo destaca a disparidade entre diferentes faixas etárias, evidenciando que o grupo de 15 a 19 anos tem buscado consolidar a alfabetização, enquanto a população acima de 65 anos ainda apresenta os maiores índices de analfabetismo. Esses dados refletem a dívida educacional histórica e o impacto do descaso com a EJA ao longo das décadas, mas também evidenciam avanços obtidos por meio de políticas e programas voltados à modalidade. A pesquisa se propõe a analisar os dados educacionais do IBGE desde 1940 até 2022, articulando-os com as reflexões de autores como Di Pierro (2000, 2007, 2017), Fávero (2004, 2009), Freire (1967, 1974) e Haddad (2000). A partir desse panorama, busca-se apresentar os desafios superados pela EJA, bem como apontar os obstáculos ainda presentes na atualidade, contribuindo para a compreensão da trajetória e das perspectivas dessa modalidade educacional no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2132_TB1233_24102025114913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÂNIA MARA KAMINSKI JACON" "autor_nome_curto" => "THÂNIA" "autor_email" => "thania.jacon20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 2132 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AS CONSEQUÊNCIAS DA DÍVIDA EDUCACIONAL E OS CAMINHOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO" "resumo" => "Este artigo aborda o avanço histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, tendo como referência os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2024, o país alcançou a melhor taxa de alfabetização de sua história, atingindo 93%. Apesar do avanço expressivo, esse índice ainda revela que 11,4 milhões de brasileiros permanecem sem habilidades básicas de leitura e escrita, o que representa uma taxa de analfabetismo de 7%. O estudo destaca a disparidade entre diferentes faixas etárias, evidenciando que o grupo de 15 a 19 anos tem buscado consolidar a alfabetização, enquanto a população acima de 65 anos ainda apresenta os maiores índices de analfabetismo. Esses dados refletem a dívida educacional histórica e o impacto do descaso com a EJA ao longo das décadas, mas também evidenciam avanços obtidos por meio de políticas e programas voltados à modalidade. A pesquisa se propõe a analisar os dados educacionais do IBGE desde 1940 até 2022, articulando-os com as reflexões de autores como Di Pierro (2000, 2007, 2017), Fávero (2004, 2009), Freire (1967, 1974) e Haddad (2000). A partir desse panorama, busca-se apresentar os desafios superados pela EJA, bem como apontar os obstáculos ainda presentes na atualidade, contribuindo para a compreensão da trajetória e das perspectivas dessa modalidade educacional no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2132_TB1233_24102025114913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÂNIA MARA KAMINSKI JACON" "autor_nome_curto" => "THÂNIA" "autor_email" => "thania.jacon20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }