EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
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Neste contexto, este estudo analisa as contribuições da formação continuada para a implementação de práticas pedagógicas antirracistas em um Centro de Educação Infantil vinculado à SME, a partir da experiência de professores que atuam nesta unidade educacional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base na escuta de relatos docentes sobre suas práticas antes e depois das ações formativas. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se no conceito de racismo estrutural e na importância da educação na construção de uma sociedade mais equitativa. Os resultados evidenciam que as formações oferecidas pela SME, especialmente as promovidas pelo Programa Memória e Identidade, Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), têm sido um fator de engajamento para a abordagem das questões étnico-raciais em sala de aula. Além disso, verificou-se que o trabalho com a identidade racial das crianças passou a ocorrer de forma mais contínua, não restrita ao mês da Consciência Negra. 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