INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE COM INOVAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 3280 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE COM INOVAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA" "resumo" => "A integração da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional configura-se como um recurso estratégico para potencializar o trabalho docente, oferecendo ferramentas que auxiliam na criação de podcasts, elaboração de resumos, planejamento de aulas e organização de materiais multimídia, como vídeos temáticos. Este estudo objetiva analisar como a IA pode contribuir para a prática pedagógica, destacando sua capacidade de otimizar processos, personalizar atividades e ampliar a interatividade no ensino. Fundamenta-se nas contribuições de Paulo Freire (2017), que enfatiza a importância de compreender os signos conhecidos pelos alunos e a necessidade de uma educação crítica. Paralelo a essa ação e em discussões sobre a urgência de refletir criticamente sobre o papel da IA na educação analisamos os dados com as concepções freirianas. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de experiências práticas, para evidenciar como a IA pode redimensionar o tempo docente, permitindo maior dedicação à mediação crítica e criativa, ao automatizar tarefas repetitivas. Os resultados apontam que, embora a IA ofereça benefícios significativos, sua adoção requer formação continuada para que os educadores apropriem-se das ferramentas de forma ética e pedagogicamente intencional. Conclui-se que a IA, quando aliada à reflexão docente, torna-se uma aliada estratégica para a construção de práticas educativas mais dinâmicas e inclusivas, reforçando a necessidade de políticas institucionais que promovam sua integração crítica e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3280_TB1257_15102025082258.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Josias Pereira" "autor_email" => "josiasufrb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 3280 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE COM INOVAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA" "resumo" => "A integração da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional configura-se como um recurso estratégico para potencializar o trabalho docente, oferecendo ferramentas que auxiliam na criação de podcasts, elaboração de resumos, planejamento de aulas e organização de materiais multimídia, como vídeos temáticos. Este estudo objetiva analisar como a IA pode contribuir para a prática pedagógica, destacando sua capacidade de otimizar processos, personalizar atividades e ampliar a interatividade no ensino. Fundamenta-se nas contribuições de Paulo Freire (2017), que enfatiza a importância de compreender os signos conhecidos pelos alunos e a necessidade de uma educação crítica. Paralelo a essa ação e em discussões sobre a urgência de refletir criticamente sobre o papel da IA na educação analisamos os dados com as concepções freirianas. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de experiências práticas, para evidenciar como a IA pode redimensionar o tempo docente, permitindo maior dedicação à mediação crítica e criativa, ao automatizar tarefas repetitivas. Os resultados apontam que, embora a IA ofereça benefícios significativos, sua adoção requer formação continuada para que os educadores apropriem-se das ferramentas de forma ética e pedagogicamente intencional. Conclui-se que a IA, quando aliada à reflexão docente, torna-se uma aliada estratégica para a construção de práticas educativas mais dinâmicas e inclusivas, reforçando a necessidade de políticas institucionais que promovam sua integração crítica e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3280_TB1257_15102025082258.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Josias Pereira" "autor_email" => "josiasufrb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }