Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERCURSO FORMATIVO PARA FUTUROS PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125403
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1268
    "inscrito_id" => 7706
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERCURSO FORMATIVO PARA FUTUROS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mapear e arquitetar de que forma, minimamente, pode se dar o processo de construção do conceito de fração na Educação Básica. Tal estudo se deu no contexto da formação de professores de matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação/SP, valendo-se das atividades de Residência e de orientação de Residência Educacional que compõem a matriz curricular do curso. A partir de leituras acerca desta temática, identificamos uma alternativa para o planejamento e o desenvolvimento da ação docente junto a turmas que, de acordo com a BNCC, estão neste contexto de aprendizagem e como essa estruturação pode impulsionar, motivar e constituir um caminho sensível e viável para a condução de atividades que almejam a construção destes saberes. Para tanto, o trabalho mapeou como a construção do conceito de fração pode ser estruturada sequencialmente, valendo-se do recurso à obra escrita por John Van de Walle (2009), denominada Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. O reconhecimento e a planificação deste percurso nos permitiram sugerir um planejamento de atividades didáticas que abordassem a construção de conceito de fração nos anos iniciais da Educação Básica e servisse de fio condutor aos egressos na docência em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7706_TB1268_30102025104048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGARD DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDGARD"
    "autor_email" => "edgard.silva@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125403
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1268
    "inscrito_id" => 7706
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERCURSO FORMATIVO PARA FUTUROS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mapear e arquitetar de que forma, minimamente, pode se dar o processo de construção do conceito de fração na Educação Básica. Tal estudo se deu no contexto da formação de professores de matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação/SP, valendo-se das atividades de Residência e de orientação de Residência Educacional que compõem a matriz curricular do curso. A partir de leituras acerca desta temática, identificamos uma alternativa para o planejamento e o desenvolvimento da ação docente junto a turmas que, de acordo com a BNCC, estão neste contexto de aprendizagem e como essa estruturação pode impulsionar, motivar e constituir um caminho sensível e viável para a condução de atividades que almejam a construção destes saberes. Para tanto, o trabalho mapeou como a construção do conceito de fração pode ser estruturada sequencialmente, valendo-se do recurso à obra escrita por John Van de Walle (2009), denominada Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. O reconhecimento e a planificação deste percurso nos permitiram sugerir um planejamento de atividades didáticas que abordassem a construção de conceito de fração nos anos iniciais da Educação Básica e servisse de fio condutor aos egressos na docência em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7706_TB1268_30102025104048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGARD DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDGARD"
    "autor_email" => "edgard.silva@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mapear e arquitetar de que forma, minimamente, pode se dar o processo de construção do conceito de fração na Educação Básica. Tal estudo se deu no contexto da formação de professores de matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação/SP, valendo-se das atividades de Residência e de orientação de Residência Educacional que compõem a matriz curricular do curso. A partir de leituras acerca desta temática, identificamos uma alternativa para o planejamento e o desenvolvimento da ação docente junto a turmas que, de acordo com a BNCC, estão neste contexto de aprendizagem e como essa estruturação pode impulsionar, motivar e constituir um caminho sensível e viável para a condução de atividades que almejam a construção destes saberes. Para tanto, o trabalho mapeou como a construção do conceito de fração pode ser estruturada sequencialmente, valendo-se do recurso à obra escrita por John Van de Walle (2009), denominada Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. O reconhecimento e a planificação deste percurso nos permitiram sugerir um planejamento de atividades didáticas que abordassem a construção de conceito de fração nos anos iniciais da Educação Básica e servisse de fio condutor aos egressos na docência em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.