A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DIANTE DO OLHAR DO PSICOPEDAGOGO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1279 "inscrito_id" => 5814 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DIANTE DO OLHAR DO PSICOPEDAGOGO" "resumo" => "Usar o lúdico nas atividades pedagógicas é uma forma mais natural de estimular o processo de ensino aprendizagem. O brincar desenvolve na criança os aspectos físicos, emocionais e sociais, estimulando a criatividade, o pensamento, autoestima e linguagem. Apoiado em estudiosos no assunto tal qual Pereira (2005), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Currículo de Pernambuco (2019), entre outros, para que possa sustentar e dar solidez a presente pesquisa. Pois, com ela objetiva-se analisar as contribuições do lúdico no processo ensino aprendizagem a partir do olhar do psicopedagogo. Atrelado a consultas bibliográficas e documentais, foi realizada uma pesquisa de campo com viés qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário ao corpo docente, psicopedagogo e coordenação pedagógica de uma escola da educação infantil, localizada na zona rural da cidade de Cumaru – PE. Após a chancela e consolidação dos dados baseados e sustentados pelos estudiosos que corroboram com a visão de que o lúdico no processo ensino aprendizagem deixa marcas significativas e positivas no desenvolvimento escolar da criança. Ao ser utilizado como facilitador da aprendizagem, o lúdico tem a capacidade de desenvolver vários aspectos no processo aprendizagem das crianças, dentre eles pode-se elencar a atenção, a memorização e imaginação, a partilha, a interação social, e o fortalecimento do desenvolvimento cognitivo. Logo, ficando às claras a necessidade e a importância da ludicidade em uma etapa primordial e essencial para a construção da personalidade da criança, atrelado a sua importância para o ensino de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5814_TB1279_30102025130040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENISE MARIA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "VALDENISE" "autor_email" => "valdenise06ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1279 "inscrito_id" => 5814 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DIANTE DO OLHAR DO PSICOPEDAGOGO" "resumo" => "Usar o lúdico nas atividades pedagógicas é uma forma mais natural de estimular o processo de ensino aprendizagem. O brincar desenvolve na criança os aspectos físicos, emocionais e sociais, estimulando a criatividade, o pensamento, autoestima e linguagem. Apoiado em estudiosos no assunto tal qual Pereira (2005), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Currículo de Pernambuco (2019), entre outros, para que possa sustentar e dar solidez a presente pesquisa. Pois, com ela objetiva-se analisar as contribuições do lúdico no processo ensino aprendizagem a partir do olhar do psicopedagogo. Atrelado a consultas bibliográficas e documentais, foi realizada uma pesquisa de campo com viés qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário ao corpo docente, psicopedagogo e coordenação pedagógica de uma escola da educação infantil, localizada na zona rural da cidade de Cumaru – PE. Após a chancela e consolidação dos dados baseados e sustentados pelos estudiosos que corroboram com a visão de que o lúdico no processo ensino aprendizagem deixa marcas significativas e positivas no desenvolvimento escolar da criança. Ao ser utilizado como facilitador da aprendizagem, o lúdico tem a capacidade de desenvolver vários aspectos no processo aprendizagem das crianças, dentre eles pode-se elencar a atenção, a memorização e imaginação, a partilha, a interação social, e o fortalecimento do desenvolvimento cognitivo. Logo, ficando às claras a necessidade e a importância da ludicidade em uma etapa primordial e essencial para a construção da personalidade da criança, atrelado a sua importância para o ensino de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5814_TB1279_30102025130040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENISE MARIA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "VALDENISE" "autor_email" => "valdenise06ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }