Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER NO MUNDO IBERO-AMERICANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação inicial e continuada reflexiva do professor de geografia na Ibero-américa deve se preocupar com a interpretação do espaço geográfico, na relação entre a escala local e a global, contextualizando os conteúdos de maneira que supere a análise fragmentada e superficial do espaço. Sobre o esforço de construção de um pensamento do ensino de geografia ibero-americano, esse movimento tem sido recorrente em grande parte dos países dessa região do mundo, que partem de planejamento muito ligado a geografia da cotidianidade. Temos a construção de uma forma de pensar a geografia Ibero-americana a ser ensinada que se diferencia de outras regiões do mundo. De acordo com Souto (2012) duas ideias são importantes para essa geografia Ibero-americana: a primeira é a constância e foco dos estudos; e em segundo lugar, pesquisas que pensam os problemas locais e depois contribui com o intercâmbio global. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas e fundamentações dos professores de geografia no mundo Ibero-americano a partir das Instituições formadoras. A metodologia é qualitativa, buscando referências em diversos autores ibero-americanos que pesquisam o ensino de geografia e a formação de professores de geografia, tanto em textos escritos, como em entrevistas. A pesquisa também aproveita a vivência da estância de pós-doutorado realizado pelo autor, na Facultat de Magisterio da Universitat de València (2024). Para que a geografia escolar ibero-americana seja eficaz na formação da cidadania do aluno acerca de sua realidade espacial é preciso compreender tanto a lógica espacial local como a lógica espacial global e, concomitante a isso, a articulação desta última com a sua realidade. Isso é possível no entendimento do Currículo nos moldes de Fernandéz e Caso (2008), onde é necessário retornar aos problemas, buscando os princípios deste e as relações com outras disciplinas, dessa forma o conhecimento produzido na escola caminha como algo em constate relação social com o mundo atual e não uma construção científica com verdades absolutas.

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