Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABELHAS SEM FERRÃO: O USO DA MELIPONICULTURA NA CONSCIENTIZAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho aborda as abelhas nativas e o uso da meliponicultura para conscientizar estudantes sobre sua importância para a manutenção da vida na Terra. O estudo destaca a relevância das abelhas nativas sociais para a sociedade e a natureza, incentivando práticas que contribuam para sua preservação. O objetivo é avaliar a contribuição de uma oficina sobre meliponíneos como estratégia didática para compreender sua importância ecológica e econômica (Leite et al., 2016). A pesquisa, de abordagem qualitativa, será realizada com alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes de Ciências Biológicas que cursaram Zoologia dos Protostômios II (ZOO II). Por se tratar de um público que está se preparando para atuar no âmbito educacional e possui uma base sólida sobre invertebrados, a abordagem do estudo buscará aliar teoria e prática, Dividida em três etapas, a primeira consiste na aplicação de um questionário com sete questões sobre meliponíneos, baseado na metodologia de Cella, Amandio e Faita (2018), para avaliar os conhecimentos prévios dos participantes. A segunda etapa é a oficina, que segue o conteúdo do livro desses autores. Na terceira etapa, o questionário é reaplicado com uma pergunta adicional sobre a percepção dos participantes em relação à estratégia didática. A análise dos dados utilizará o método de análise temática de Braun e Clarke (2006) para identificar núcleos de sentido nas respostas. Os resultados do primeiro questionário indicaram que os participantes tinham conhecimento básico sobre meliponicultura, mas apresentavam dúvidas sobre a definição de abelhas sem ferrão, identificação de espécies e pragas associadas. Após a oficina, o segundo questionário revelou melhora significativa na identificação de espécies, conforme Silva et al. (2016), e maior domínio dos conceitos relacionados à meliponicultura. Conclui-se que a oficina contribuiu para a construção do conhecimento, preparando os participantes para desenvolver projetos sobre meliponicultura em escolas e na sociedade. A estratégia mostrou-se relevante para a conscientização e preservação das abelhas nativas.

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