ABELHAS SEM FERRÃO: O USO DA MELIPONICULTURA NA CONSCIENTIZAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125410 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1290 "inscrito_id" => 7318 "titulo" => "ABELHAS SEM FERRÃO: O USO DA MELIPONICULTURA NA CONSCIENTIZAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho aborda as abelhas nativas e o uso da meliponicultura para conscientizar estudantes sobre sua importância para a manutenção da vida na Terra. O estudo destaca a relevância das abelhas nativas sociais para a sociedade e a natureza, incentivando práticas que contribuam para sua preservação. O objetivo é avaliar a contribuição de uma oficina sobre meliponíneos como estratégia didática para compreender sua importância ecológica e econômica (Leite et al., 2016). A pesquisa, de abordagem qualitativa, será realizada com alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes de Ciências Biológicas que cursaram Zoologia dos Protostômios II (ZOO II). Por se tratar de um público que está se preparando para atuar no âmbito educacional e possui uma base sólida sobre invertebrados, a abordagem do estudo buscará aliar teoria e prática, Dividida em três etapas, a primeira consiste na aplicação de um questionário com sete questões sobre meliponíneos, baseado na metodologia de Cella, Amandio e Faita (2018), para avaliar os conhecimentos prévios dos participantes. A segunda etapa é a oficina, que segue o conteúdo do livro desses autores. Na terceira etapa, o questionário é reaplicado com uma pergunta adicional sobre a percepção dos participantes em relação à estratégia didática. A análise dos dados utilizará o método de análise temática de Braun e Clarke (2006) para identificar núcleos de sentido nas respostas. Os resultados do primeiro questionário indicaram que os participantes tinham conhecimento básico sobre meliponicultura, mas apresentavam dúvidas sobre a definição de abelhas sem ferrão, identificação de espécies e pragas associadas. Após a oficina, o segundo questionário revelou melhora significativa na identificação de espécies, conforme Silva et al. (2016), e maior domínio dos conceitos relacionados à meliponicultura. Conclui-se que a oficina contribuiu para a construção do conhecimento, preparando os participantes para desenvolver projetos sobre meliponicultura em escolas e na sociedade. A estratégia mostrou-se relevante para a conscientização e preservação das abelhas nativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7318_TB1290_29102025160849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC YURI RODRIGUES DE FRANÇA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ISAAC" "autor_email" => "isaac.yuri@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125410 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1290 "inscrito_id" => 7318 "titulo" => "ABELHAS SEM FERRÃO: O USO DA MELIPONICULTURA NA CONSCIENTIZAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho aborda as abelhas nativas e o uso da meliponicultura para conscientizar estudantes sobre sua importância para a manutenção da vida na Terra. O estudo destaca a relevância das abelhas nativas sociais para a sociedade e a natureza, incentivando práticas que contribuam para sua preservação. O objetivo é avaliar a contribuição de uma oficina sobre meliponíneos como estratégia didática para compreender sua importância ecológica e econômica (Leite et al., 2016). A pesquisa, de abordagem qualitativa, será realizada com alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes de Ciências Biológicas que cursaram Zoologia dos Protostômios II (ZOO II). Por se tratar de um público que está se preparando para atuar no âmbito educacional e possui uma base sólida sobre invertebrados, a abordagem do estudo buscará aliar teoria e prática, Dividida em três etapas, a primeira consiste na aplicação de um questionário com sete questões sobre meliponíneos, baseado na metodologia de Cella, Amandio e Faita (2018), para avaliar os conhecimentos prévios dos participantes. A segunda etapa é a oficina, que segue o conteúdo do livro desses autores. Na terceira etapa, o questionário é reaplicado com uma pergunta adicional sobre a percepção dos participantes em relação à estratégia didática. A análise dos dados utilizará o método de análise temática de Braun e Clarke (2006) para identificar núcleos de sentido nas respostas. Os resultados do primeiro questionário indicaram que os participantes tinham conhecimento básico sobre meliponicultura, mas apresentavam dúvidas sobre a definição de abelhas sem ferrão, identificação de espécies e pragas associadas. Após a oficina, o segundo questionário revelou melhora significativa na identificação de espécies, conforme Silva et al. (2016), e maior domínio dos conceitos relacionados à meliponicultura. Conclui-se que a oficina contribuiu para a construção do conhecimento, preparando os participantes para desenvolver projetos sobre meliponicultura em escolas e na sociedade. A estratégia mostrou-se relevante para a conscientização e preservação das abelhas nativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7318_TB1290_29102025160849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC YURI RODRIGUES DE FRANÇA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ISAAC" "autor_email" => "isaac.yuri@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }