O NÚMERO PI E A FORMA DA TERRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125412 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1300 "inscrito_id" => 7941 "titulo" => "O NÚMERO PI E A FORMA DA TERRA" "resumo" => "A Geometria Esférica surgiu da necessidade de compreender e resolver problemas relacionados a superfícies curvas, especialmente a superfície da Terra. Atualmente, essa geometria é amplamente utilizada em áreas como cartografia, astronomia, aviação, navegação e computação gráfica. O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos básicos da Geometria Esférica e demonstrar, por meio do número pi, que a Terra não é plana. Na Geometria Euclidiana, o número pi é definido como a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, sendo sempre constante, independentemente do tamanho do círculo. No entanto, ao aplicarmos esse conceito à superfície da Terra, os valores obtidos diferem do esperado, evidenciando que a geometria envolvida não é plana, mas esférica. Para explorar essa diferença, utilizamos o software GeoGebra para calcular essa razão em diferentes circunferências no plano, verificando que o resultado se mantém constante. Em seguida, empregamos o Google Earth para traçar circunferências de grande porte na superfície terrestre e calcular essa relação na prática. Os valores obtidos apresentam desvios em relação ao valor clássico de pi, o que se deve à curvatura da Terra e à mudança no conceito de distância na Geometria Esférica. Essa abordagem reforça conceitos matemáticos fundamentais e ilustra, de maneira intuitiva, as diferenças entre a geometria plana e a esférica. Além disso, a metodologia proposta pode ser utilizada como ferramenta didática no ensino de matemática, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre matemática e o mundo real. Dessa forma, este estudo contribui para o ensino da geometria e para o combate a concepções equivocadas sobre a forma da Terra, utilizando a matemática como base para a argumentação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7941_TB1300_30102025100212.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DAYANE PAIVA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jessica.dayane@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125412 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1300 "inscrito_id" => 7941 "titulo" => "O NÚMERO PI E A FORMA DA TERRA" "resumo" => "A Geometria Esférica surgiu da necessidade de compreender e resolver problemas relacionados a superfícies curvas, especialmente a superfície da Terra. Atualmente, essa geometria é amplamente utilizada em áreas como cartografia, astronomia, aviação, navegação e computação gráfica. O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos básicos da Geometria Esférica e demonstrar, por meio do número pi, que a Terra não é plana. Na Geometria Euclidiana, o número pi é definido como a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, sendo sempre constante, independentemente do tamanho do círculo. No entanto, ao aplicarmos esse conceito à superfície da Terra, os valores obtidos diferem do esperado, evidenciando que a geometria envolvida não é plana, mas esférica. Para explorar essa diferença, utilizamos o software GeoGebra para calcular essa razão em diferentes circunferências no plano, verificando que o resultado se mantém constante. Em seguida, empregamos o Google Earth para traçar circunferências de grande porte na superfície terrestre e calcular essa relação na prática. Os valores obtidos apresentam desvios em relação ao valor clássico de pi, o que se deve à curvatura da Terra e à mudança no conceito de distância na Geometria Esférica. Essa abordagem reforça conceitos matemáticos fundamentais e ilustra, de maneira intuitiva, as diferenças entre a geometria plana e a esférica. Além disso, a metodologia proposta pode ser utilizada como ferramenta didática no ensino de matemática, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre matemática e o mundo real. Dessa forma, este estudo contribui para o ensino da geometria e para o combate a concepções equivocadas sobre a forma da Terra, utilizando a matemática como base para a argumentação científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7941_TB1300_30102025100212.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DAYANE PAIVA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jessica.dayane@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }