O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRADUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM JUAZEIRO DO NORTE - CE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 6845 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRADUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM JUAZEIRO DO NORTE - CE" "resumo" => "O ensino e a aprendizagem de tradução têm sido alvo de discussão devido às diferentes formas que são aplicadas em sala de aula. Essa atividade tem uma parcela significativa de importância quanto à contribuição na aquisição eficiente de língua estrangeira. Ela é utilizada como ferramenta de ensino indispensável, na maior parte dos casos, para a memorização de palavras e expressões de um segundo idioma pelos estudantes. É através da cópia, da repetição ou de trabalhos em grupo que se confirma que tal estratégia ainda se mostra presente no nosso cotidiano. Para se ter uma reflexão sobre o que é tradução enquanto uma das estratégias de ensino de línguas, é importante que se tenha conhecimento de como alguns autores a definem, além de discutir os principais métodos de ensino de inglês, a partir de Schutz (1999), Batalha e Pontes Jr (2007) e outros. Inicialmente, será feito um breve comentário sobre a história da tradução, as definições sobre a mesma na concepção de alguns estudiosos, os métodos utilizados pelos professores nas aulas e, finalmente, como o conceito de tradução é aplicado nas escolas. O trabalho teve como objetivo principal analisar a influência da tradução no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, verificando sua eficácia no desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Além disso, buscou-se compreender os métodos que utilizam a tradução como ferramenta principal, comparando sua eficácia com outras abordagens. Também se investigou a percepção dos professores e alunos sobre o uso da tradução e suas vantagens e limitações dentro do contexto educacional. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender o papel da tradução no ensino de línguas, considerando sua relevância para a memorização, interpretação e produção de conteúdos. Espera-se contribuir para a reflexão sobre essa estratégia pedagógica, analisando suas potencialidades e desafios no contexto educacional atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6845_TB1302_14102025140902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriacostanascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 6845 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRADUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM JUAZEIRO DO NORTE - CE" "resumo" => "O ensino e a aprendizagem de tradução têm sido alvo de discussão devido às diferentes formas que são aplicadas em sala de aula. Essa atividade tem uma parcela significativa de importância quanto à contribuição na aquisição eficiente de língua estrangeira. Ela é utilizada como ferramenta de ensino indispensável, na maior parte dos casos, para a memorização de palavras e expressões de um segundo idioma pelos estudantes. É através da cópia, da repetição ou de trabalhos em grupo que se confirma que tal estratégia ainda se mostra presente no nosso cotidiano. Para se ter uma reflexão sobre o que é tradução enquanto uma das estratégias de ensino de línguas, é importante que se tenha conhecimento de como alguns autores a definem, além de discutir os principais métodos de ensino de inglês, a partir de Schutz (1999), Batalha e Pontes Jr (2007) e outros. Inicialmente, será feito um breve comentário sobre a história da tradução, as definições sobre a mesma na concepção de alguns estudiosos, os métodos utilizados pelos professores nas aulas e, finalmente, como o conceito de tradução é aplicado nas escolas. O trabalho teve como objetivo principal analisar a influência da tradução no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, verificando sua eficácia no desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Além disso, buscou-se compreender os métodos que utilizam a tradução como ferramenta principal, comparando sua eficácia com outras abordagens. Também se investigou a percepção dos professores e alunos sobre o uso da tradução e suas vantagens e limitações dentro do contexto educacional. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender o papel da tradução no ensino de línguas, considerando sua relevância para a memorização, interpretação e produção de conteúdos. Espera-se contribuir para a reflexão sobre essa estratégia pedagógica, analisando suas potencialidades e desafios no contexto educacional atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6845_TB1302_14102025140902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriacostanascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }