A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1309 "inscrito_id" => 8501 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR." "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinada a um público que foi privado ou excluído do processo de escolarização na idade própria. O analfabetismo é um problema que o Brasil enfrenta a muitos anos, isso se dá por diversos fatores incluindo os investimentos na educação. Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento adotado pela escola municipal de Paço do Lumiar. Para se chegar a esse objetivo, buscou-se refletir sobre a concepção de alfabetização e letramento na EJA; conhecer a metodologia utilizada no processo e contribuir com reflexões no que se diz respeito à melhoria do processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi adotada uma pesquisa qualitativa, a qual foi feita a observação participante. Os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e entrevista. As aulas na turma observada são realizadas por uma professora regente que recebe auxílio de outras professoras. A turma conta com alunos de diferentes idades, além de ser uma turma mista. A pesquisa bibliográfica realizada antes de ir a campo foi fundamental para entender sobre o processo de alfabetização e letramento. Para isso buscou-se autores fundamentais que trabalham com EJA, alfabetização e letramento, como FREIRE (2011), BRANDÃO (1981), SAVIANI (1991), entre outros autores essenciais. Percebeu-se que apesar dos avanços da EJA nos últimos anos, ainda falta uma devida atenção a essa modalidade, assim também como falta de prática voltada a realidade desses indivíduos, como planejamento. Sugere se um trabalho voltado para esse aluno, para que ele possa não apenas dominar o código escrito, mas também questionar seu dia-a-dia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8501_TB1309_30102025222413.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NERLYANE MELO RUBIM" "autor_nome_curto" => "NERLYANE" "autor_email" => "nerlyane.melo@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1309 "inscrito_id" => 8501 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR." "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinada a um público que foi privado ou excluído do processo de escolarização na idade própria. O analfabetismo é um problema que o Brasil enfrenta a muitos anos, isso se dá por diversos fatores incluindo os investimentos na educação. Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento adotado pela escola municipal de Paço do Lumiar. Para se chegar a esse objetivo, buscou-se refletir sobre a concepção de alfabetização e letramento na EJA; conhecer a metodologia utilizada no processo e contribuir com reflexões no que se diz respeito à melhoria do processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi adotada uma pesquisa qualitativa, a qual foi feita a observação participante. Os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e entrevista. As aulas na turma observada são realizadas por uma professora regente que recebe auxílio de outras professoras. A turma conta com alunos de diferentes idades, além de ser uma turma mista. A pesquisa bibliográfica realizada antes de ir a campo foi fundamental para entender sobre o processo de alfabetização e letramento. Para isso buscou-se autores fundamentais que trabalham com EJA, alfabetização e letramento, como FREIRE (2011), BRANDÃO (1981), SAVIANI (1991), entre outros autores essenciais. Percebeu-se que apesar dos avanços da EJA nos últimos anos, ainda falta uma devida atenção a essa modalidade, assim também como falta de prática voltada a realidade desses indivíduos, como planejamento. Sugere se um trabalho voltado para esse aluno, para que ele possa não apenas dominar o código escrito, mas também questionar seu dia-a-dia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8501_TB1309_30102025222413.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NERLYANE MELO RUBIM" "autor_nome_curto" => "NERLYANE" "autor_email" => "nerlyane.melo@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }