GEOLIMPÍADA NA ESCOLA NESTORINA ABRANTES: INCENTIVANDO A GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO EM LASTRO-PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 8209 "titulo" => "GEOLIMPÍADA NA ESCOLA NESTORINA ABRANTES: INCENTIVANDO A GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO EM LASTRO-PB" "resumo" => "A Geolimpíada da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Nestorina Abrantes, situada em Lastro-PB, tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela geografia, fomentando a aquisição de conhecimento e o aprimoramento do raciocínio crítico. O evento está organizado em duas fases. A primeira envolve um exame objetivo de 15 perguntas de múltipla escolha, alinhado ao nível do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é aplicado a todos os estudantes da instituição. Os nove alunos com melhor desempenho passam para a segunda etapa, que inclui 10 perguntas, sendo 7 de escolha múltipla e 3 discursivas, somando um total de 100 pontos. Os três primeiros classificados ganham prêmios monetários e medalhas, enquanto todos os participantes da segunda etapa recebem uma menção honrosa. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da Geolimpíada na Escola Nestorina Abrantes como uma estratégia pedagógica para o ensino de geografia, tendo como referêncial teórico (CAVALCANTI , 2002); (VESENTINI ; VLACH, 2020) e (ALMEIDA, 2021). A Geolimpíada é notável pela união entre escola e universidade, permitindo que alunos do ensino médio interajam com jovens professores de Geografia. Ademais, a competição se relaciona com o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) da instituição de ensino, auxiliando na preparação dos estudantes para exames externos. Os resultados evidenciam o impacto positivo da iniciativa na formação dos estudantes, fortalecendo a educação geográfica e incentivando o protagonismo juvenil no aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8209_TB1312_30102025095245.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOEL KAYKY PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Emanoel Kayky" "autor_email" => "emanoelkayky9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 8209 "titulo" => "GEOLIMPÍADA NA ESCOLA NESTORINA ABRANTES: INCENTIVANDO A GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO EM LASTRO-PB" "resumo" => "A Geolimpíada da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Nestorina Abrantes, situada em Lastro-PB, tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela geografia, fomentando a aquisição de conhecimento e o aprimoramento do raciocínio crítico. O evento está organizado em duas fases. A primeira envolve um exame objetivo de 15 perguntas de múltipla escolha, alinhado ao nível do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é aplicado a todos os estudantes da instituição. Os nove alunos com melhor desempenho passam para a segunda etapa, que inclui 10 perguntas, sendo 7 de escolha múltipla e 3 discursivas, somando um total de 100 pontos. Os três primeiros classificados ganham prêmios monetários e medalhas, enquanto todos os participantes da segunda etapa recebem uma menção honrosa. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da Geolimpíada na Escola Nestorina Abrantes como uma estratégia pedagógica para o ensino de geografia, tendo como referêncial teórico (CAVALCANTI , 2002); (VESENTINI ; VLACH, 2020) e (ALMEIDA, 2021). A Geolimpíada é notável pela união entre escola e universidade, permitindo que alunos do ensino médio interajam com jovens professores de Geografia. Ademais, a competição se relaciona com o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) da instituição de ensino, auxiliando na preparação dos estudantes para exames externos. Os resultados evidenciam o impacto positivo da iniciativa na formação dos estudantes, fortalecendo a educação geográfica e incentivando o protagonismo juvenil no aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8209_TB1312_30102025095245.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOEL KAYKY PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Emanoel Kayky" "autor_email" => "emanoelkayky9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }