Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO “TRILHA DO CONHECIMENTO” NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8º ANO EM UMA ESCOLA DE TIMBIRAS - MA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências tem sido uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Este estudo investigou a percepção dos alunos do 8º ano sobre o uso do jogo "Trilha do Conhecimento" no ensino do conteúdo "Energia" em uma escola pública de Timbiras-MA. A justificativa para o uso do jogo didático baseia-se na necessidade de tornar o ensino mais envolvente e interativo, superando as limitações das aulas expositivas tradicionais. Os jogos favorecem a assimilação do conhecimento, estimulam a motivação dos estudantes e promovem a interação social, aspectos fundamentais para um aprendizado significativo. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do jogo "Trilha do Conhecimento" na compreensão dos conceitos de energia, considerando a percepção e o envolvimento dos alunos. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e contemplou três etapas: aula teórica sobre energia, aplicação do jogo e a coleta de dados por meio de observação e feedbacks dos estudantes. Durante o jogo, os alunos responderam perguntas sobre fontes de energia e transformações energéticas, de modo a tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Os resultados indicaram que os alunos consideraram a atividade divertida e eficaz para compreenderem o conteúdo. Muitos relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conceitos abordados, aumentando sua confiança para avaliações futuras. A maioria dos estudantes relatou que a atividade foi muito divertida e envolvente, destacando que o jogo tornou o aprendizado mais atrativo do que as aulas expositivas tradicionais. Além disso, a interação entre os alunos foi intensificada, estimulando a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos. O uso do jogo "Trilha do Conhecimento" foi uma estratégia eficaz para ensinar sobre energia, tornando o aprendizado mais atrativo e favorecendo a aprendizagem. A abordagem lúdica demonstrou ser uma ferramenta pedagógica promissora para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental.

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