O JOGO “TRILHA DO CONHECIMENTO” NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8º ANO EM UMA ESCOLA DE TIMBIRAS - MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125419 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 8502 "titulo" => "O JOGO “TRILHA DO CONHECIMENTO” NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8º ANO EM UMA ESCOLA DE TIMBIRAS - MA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências tem sido uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Este estudo investigou a percepção dos alunos do 8º ano sobre o uso do jogo "Trilha do Conhecimento" no ensino do conteúdo "Energia" em uma escola pública de Timbiras-MA. A justificativa para o uso do jogo didático baseia-se na necessidade de tornar o ensino mais envolvente e interativo, superando as limitações das aulas expositivas tradicionais. Os jogos favorecem a assimilação do conhecimento, estimulam a motivação dos estudantes e promovem a interação social, aspectos fundamentais para um aprendizado significativo. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do jogo "Trilha do Conhecimento" na compreensão dos conceitos de energia, considerando a percepção e o envolvimento dos alunos. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e contemplou três etapas: aula teórica sobre energia, aplicação do jogo e a coleta de dados por meio de observação e feedbacks dos estudantes. Durante o jogo, os alunos responderam perguntas sobre fontes de energia e transformações energéticas, de modo a tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Os resultados indicaram que os alunos consideraram a atividade divertida e eficaz para compreenderem o conteúdo. Muitos relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conceitos abordados, aumentando sua confiança para avaliações futuras. A maioria dos estudantes relatou que a atividade foi muito divertida e envolvente, destacando que o jogo tornou o aprendizado mais atrativo do que as aulas expositivas tradicionais. Além disso, a interação entre os alunos foi intensificada, estimulando a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos. O uso do jogo "Trilha do Conhecimento" foi uma estratégia eficaz para ensinar sobre energia, tornando o aprendizado mais atrativo e favorecendo a aprendizagem. A abordagem lúdica demonstrou ser uma ferramenta pedagógica promissora para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8502_TB1314_16102025144358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACINETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JACINETE" "autor_email" => "njacinete@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125419 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 8502 "titulo" => "O JOGO “TRILHA DO CONHECIMENTO” NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8º ANO EM UMA ESCOLA DE TIMBIRAS - MA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências tem sido uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Este estudo investigou a percepção dos alunos do 8º ano sobre o uso do jogo "Trilha do Conhecimento" no ensino do conteúdo "Energia" em uma escola pública de Timbiras-MA. A justificativa para o uso do jogo didático baseia-se na necessidade de tornar o ensino mais envolvente e interativo, superando as limitações das aulas expositivas tradicionais. Os jogos favorecem a assimilação do conhecimento, estimulam a motivação dos estudantes e promovem a interação social, aspectos fundamentais para um aprendizado significativo. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do jogo "Trilha do Conhecimento" na compreensão dos conceitos de energia, considerando a percepção e o envolvimento dos alunos. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e contemplou três etapas: aula teórica sobre energia, aplicação do jogo e a coleta de dados por meio de observação e feedbacks dos estudantes. Durante o jogo, os alunos responderam perguntas sobre fontes de energia e transformações energéticas, de modo a tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Os resultados indicaram que os alunos consideraram a atividade divertida e eficaz para compreenderem o conteúdo. Muitos relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conceitos abordados, aumentando sua confiança para avaliações futuras. A maioria dos estudantes relatou que a atividade foi muito divertida e envolvente, destacando que o jogo tornou o aprendizado mais atrativo do que as aulas expositivas tradicionais. Além disso, a interação entre os alunos foi intensificada, estimulando a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos. O uso do jogo "Trilha do Conhecimento" foi uma estratégia eficaz para ensinar sobre energia, tornando o aprendizado mais atrativo e favorecendo a aprendizagem. A abordagem lúdica demonstrou ser uma ferramenta pedagógica promissora para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8502_TB1314_16102025144358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACINETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JACINETE" "autor_email" => "njacinete@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }