A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125422 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1322 "inscrito_id" => 5385 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "A gestão escolar é fundamental para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos discentes, promovendo a participação ativa da comunidade escolar (estudantes, pais/responsáveis, docentes e funcionários) nas decisões institucionais. A essência de um grupo não está na semelhança ou diferença entre seus membros, mas na interdependência, que fortalece a colaboração e o comprometimento coletivo (Beleza & Soares, 2019). Este artigo explora os conceitos e benefícios da gestão escolar democrática, bem como as estratégias fundamentais para sua implementação, destacando seu impacto na governança educacional e no engajamento da comunidade escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, baseada em estudos da psicologia administrativa e organizacional. A Teoria do Engajamento, de Kurt Lewin (1939), é um dos referenciais teóricos utilizados, enfatizando a importância da participação coletiva no processo decisório. Os achados indicam que a participação ativa dos membros da comunidade escolar fortalece a governança educacional, tornando a escola mais inclusiva e eficiente. Segundo Lewin (1939), o envolvimento no processo decisório gera um senso de responsabilidade compartilhada, aumentando a motivação e o compromisso institucional. Além disso, conforme Bacelar & Bacelar (2022), a gestão democrática proporciona um ambiente colaborativo e inovador, favorecendo a transparência e a corresponsabilidade na administração escolar. A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a melhoria contínua da instituição, impactando diretamente a aprendizagem e o sucesso dos estudantes. Como destaca Lewin (1939), a gestão participativa impulsiona transformações organizacionais e, no contexto escolar, contribui para um ensino mais inclusivo. Dessa forma, a gestão democrática não apenas aprimora a governança educacional, mas também desempenha um papel crucial na formação de cidadãos mais críticos e engajados na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5385_TB1322_14102025104053.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125422 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1322 "inscrito_id" => 5385 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "A gestão escolar é fundamental para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos discentes, promovendo a participação ativa da comunidade escolar (estudantes, pais/responsáveis, docentes e funcionários) nas decisões institucionais. A essência de um grupo não está na semelhança ou diferença entre seus membros, mas na interdependência, que fortalece a colaboração e o comprometimento coletivo (Beleza & Soares, 2019). Este artigo explora os conceitos e benefícios da gestão escolar democrática, bem como as estratégias fundamentais para sua implementação, destacando seu impacto na governança educacional e no engajamento da comunidade escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, baseada em estudos da psicologia administrativa e organizacional. A Teoria do Engajamento, de Kurt Lewin (1939), é um dos referenciais teóricos utilizados, enfatizando a importância da participação coletiva no processo decisório. Os achados indicam que a participação ativa dos membros da comunidade escolar fortalece a governança educacional, tornando a escola mais inclusiva e eficiente. Segundo Lewin (1939), o envolvimento no processo decisório gera um senso de responsabilidade compartilhada, aumentando a motivação e o compromisso institucional. Além disso, conforme Bacelar & Bacelar (2022), a gestão democrática proporciona um ambiente colaborativo e inovador, favorecendo a transparência e a corresponsabilidade na administração escolar. A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a melhoria contínua da instituição, impactando diretamente a aprendizagem e o sucesso dos estudantes. Como destaca Lewin (1939), a gestão participativa impulsiona transformações organizacionais e, no contexto escolar, contribui para um ensino mais inclusivo. Dessa forma, a gestão democrática não apenas aprimora a governança educacional, mas também desempenha um papel crucial na formação de cidadãos mais críticos e engajados na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5385_TB1322_14102025104053.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }