ABORDAGENS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125423 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1323 "inscrito_id" => 5385 "titulo" => "ABORDAGENS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A matemática é frequentemente considerada uma disciplina de difícil compreensão devido à sua natureza cumulativa, na qual o aprendizado de novos conteúdos depende da assimilação prévia de conceitos anteriores. Relacionar o conhecimento prático com o teórico pode representar um obstáculo, pois o conhecimento matemático busca padronizar conceitos para torná-los manipuláveis. Dados do INEP (2024) indicam que 70% dos estudantes da Educação Básica têm dificuldades em matemática, evidenciando a necessidade de abordagens diferenciadas no ensino da disciplina. Neste contexto, a neuropsicopedagogia surge como uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos da pedagogia, psicologia e neurociência, auxiliando na compreensão dos processos de aprendizagem e na superação de dificuldades cognitivas dos estudantes. Este trabalho investiga as contribuições da neuropsicopedagogia no ensino da matemática no 1º ano do Ensino Médio, compreendendo como pode auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, com base em teóricos como David Ausubel e sua Teoria da Aprendizagem Significativa (Moreira, 1999), Corinne Smith e Lisa Strick com "Dificuldades de Aprendizagem de A à Z" (2001) e Maria da Glória Lopes com "Jogos na Educação: criar, fazer, jogar" (2005). Também foi realizada uma contextualização histórica sobre a matemática como disciplina no Brasil, considerando Ubiratan D’Ambrosio (1999, 2005) e documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Seus resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem podem estar associadas a deficiências neurológicas que afetam percepção visual, processamento linguístico, habilidade motora fina e foco. Este estudo evidencia a relevância da neuropsicopedagogia no ensino da matemática, ressaltando seu papel na identificação de dificuldades de aprendizagem e na criação de estratégias pedagógicas eficazes. Assim, busca-se estabelecer uma relação entre a neuropsicopedagogia e o ensino da matemática, promovendo abordagens mais assertivas para superar as dificuldades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5385_TB1323_14102025102745.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125423 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1323 "inscrito_id" => 5385 "titulo" => "ABORDAGENS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A matemática é frequentemente considerada uma disciplina de difícil compreensão devido à sua natureza cumulativa, na qual o aprendizado de novos conteúdos depende da assimilação prévia de conceitos anteriores. Relacionar o conhecimento prático com o teórico pode representar um obstáculo, pois o conhecimento matemático busca padronizar conceitos para torná-los manipuláveis. Dados do INEP (2024) indicam que 70% dos estudantes da Educação Básica têm dificuldades em matemática, evidenciando a necessidade de abordagens diferenciadas no ensino da disciplina. Neste contexto, a neuropsicopedagogia surge como uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos da pedagogia, psicologia e neurociência, auxiliando na compreensão dos processos de aprendizagem e na superação de dificuldades cognitivas dos estudantes. Este trabalho investiga as contribuições da neuropsicopedagogia no ensino da matemática no 1º ano do Ensino Médio, compreendendo como pode auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, com base em teóricos como David Ausubel e sua Teoria da Aprendizagem Significativa (Moreira, 1999), Corinne Smith e Lisa Strick com "Dificuldades de Aprendizagem de A à Z" (2001) e Maria da Glória Lopes com "Jogos na Educação: criar, fazer, jogar" (2005). Também foi realizada uma contextualização histórica sobre a matemática como disciplina no Brasil, considerando Ubiratan D’Ambrosio (1999, 2005) e documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Seus resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem podem estar associadas a deficiências neurológicas que afetam percepção visual, processamento linguístico, habilidade motora fina e foco. Este estudo evidencia a relevância da neuropsicopedagogia no ensino da matemática, ressaltando seu papel na identificação de dificuldades de aprendizagem e na criação de estratégias pedagógicas eficazes. Assim, busca-se estabelecer uma relação entre a neuropsicopedagogia e o ensino da matemática, promovendo abordagens mais assertivas para superar as dificuldades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5385_TB1323_14102025102745.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }