A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125424 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 8527 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Dentro de uma percepção de que a interdisciplinaridade permite ao aluno mobilizar conhecimentos de duas ou mais disciplinas para uma visão mais ampla e crítica sobre uma determinada temática e a partir do entendimento de que as histórias da Matemática e da Filosofia estão intimamente relacionadas, o presente trabalho traz em um relato de experiência de uma atividade interdisciplinar proposta conjuntamente pelos professores dessas duas disciplinas e que consiste em uma tarefa que teve como público alvo vinte e três alunos do segundo ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Engenheiro Paulo de Frontin. A atividade foi iniciada com a solicitação da divisão da turma em cinco grupos de quatro pessoas e um grupo de três pessoas. Com os grupos formados, foi disponibilizada uma lista com cerca de cem pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática e da Filosofia, desde o período pré-socrático até a era moderna. Os grupos deveriam escolher um pensador cada e apresentar um trabalho oral (de dez minutos) e escrito (de duas laudas) que trouxesse o contexto histórico no qual o pensador estava inserido, suas contribuições para a Matemática e para a Filosofia e a relação entre o pensamento filosófico e o pensamento matemático. Ao final de cada apresentação, os professores fizeram contribuições aos trabalhos, questionaram os membros do grupo apresentador e abriram para perguntas da turma. Dentre os resultados obtidos, pode-se citar a desconstrução do pensamento de que disciplinas das ciências humanas não possuem qualquer relação com disciplinas das ciências exatas, a compreensão de que o desenvolvimento da Matemática está relacionado ao contexto histórico e filosófico de cada época e o entendimento do distanciamento dessas duas disciplinas com o passar dos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8527_TB1331_14102025140359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES" "autor_nome_curto" => "WAGNER" "autor_email" => "wagnercn@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125424 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 8527 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Dentro de uma percepção de que a interdisciplinaridade permite ao aluno mobilizar conhecimentos de duas ou mais disciplinas para uma visão mais ampla e crítica sobre uma determinada temática e a partir do entendimento de que as histórias da Matemática e da Filosofia estão intimamente relacionadas, o presente trabalho traz em um relato de experiência de uma atividade interdisciplinar proposta conjuntamente pelos professores dessas duas disciplinas e que consiste em uma tarefa que teve como público alvo vinte e três alunos do segundo ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Engenheiro Paulo de Frontin. A atividade foi iniciada com a solicitação da divisão da turma em cinco grupos de quatro pessoas e um grupo de três pessoas. Com os grupos formados, foi disponibilizada uma lista com cerca de cem pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática e da Filosofia, desde o período pré-socrático até a era moderna. Os grupos deveriam escolher um pensador cada e apresentar um trabalho oral (de dez minutos) e escrito (de duas laudas) que trouxesse o contexto histórico no qual o pensador estava inserido, suas contribuições para a Matemática e para a Filosofia e a relação entre o pensamento filosófico e o pensamento matemático. Ao final de cada apresentação, os professores fizeram contribuições aos trabalhos, questionaram os membros do grupo apresentador e abriram para perguntas da turma. Dentre os resultados obtidos, pode-se citar a desconstrução do pensamento de que disciplinas das ciências humanas não possuem qualquer relação com disciplinas das ciências exatas, a compreensão de que o desenvolvimento da Matemática está relacionado ao contexto histórico e filosófico de cada época e o entendimento do distanciamento dessas duas disciplinas com o passar dos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8527_TB1331_14102025140359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES" "autor_nome_curto" => "WAGNER" "autor_email" => "wagnercn@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }