ESPORTE EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O IMPACTO DO PRIMEIRO ANO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA NO PARQUE DAS MISSÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1335 "inscrito_id" => 5597 "titulo" => "ESPORTE EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O IMPACTO DO PRIMEIRO ANO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA NO PARQUE DAS MISSÕES" "resumo" => "A inserção da Fundação Gol de Letra, uma organização da sociedade civil, que atua com educação integral por meio do esporte em territórios de vulnerabilidade social, iniciou suas atividades na comunidade do Parque das Missões, em 2024, marcando o início de um trabalho de esporte educacional em um território que, até então, não conhecia a instituição. Atuando com crianças da pré-escola na perspectiva da psicomotricidade e com turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, o projeto teve como desafio inicial a construção de vínculos com os estudantes e a valorização do espaço educativo por meio do esporte. Fundamentado em Freire (1996) e Bracht (2019), este estudo discute o impacto dessa intervenção na qualidade das relações interpessoais nas turmas atendidas. A partir de avaliações institucionais e relatos dos profissionais das unidades educacionais, observou-se uma mudança significativa no respeito mútuo entre os alunos, na relação com os professores e na apropriação do ambiente escolar. O esporte, compreendido como prática social e pedagógica, mostrou-se um meio potente para a mediação de conflitos e o fortalecimento da cooperação, evidenciando avanços na participação ativa e no engajamento das crianças durante as aulas. O primeiro ano de atuação indica que o esporte educacional, quando aplicado intencionalmente, contribui para a construção de uma cultura escolar mais democrática e para o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5597_TB1335_29102025233013.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN PEREIRA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN MARTINS" "autor_email" => "alancapomartins@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1335 "inscrito_id" => 5597 "titulo" => "ESPORTE EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O IMPACTO DO PRIMEIRO ANO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA NO PARQUE DAS MISSÕES" "resumo" => "A inserção da Fundação Gol de Letra, uma organização da sociedade civil, que atua com educação integral por meio do esporte em territórios de vulnerabilidade social, iniciou suas atividades na comunidade do Parque das Missões, em 2024, marcando o início de um trabalho de esporte educacional em um território que, até então, não conhecia a instituição. Atuando com crianças da pré-escola na perspectiva da psicomotricidade e com turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, o projeto teve como desafio inicial a construção de vínculos com os estudantes e a valorização do espaço educativo por meio do esporte. Fundamentado em Freire (1996) e Bracht (2019), este estudo discute o impacto dessa intervenção na qualidade das relações interpessoais nas turmas atendidas. A partir de avaliações institucionais e relatos dos profissionais das unidades educacionais, observou-se uma mudança significativa no respeito mútuo entre os alunos, na relação com os professores e na apropriação do ambiente escolar. O esporte, compreendido como prática social e pedagógica, mostrou-se um meio potente para a mediação de conflitos e o fortalecimento da cooperação, evidenciando avanços na participação ativa e no engajamento das crianças durante as aulas. O primeiro ano de atuação indica que o esporte educacional, quando aplicado intencionalmente, contribui para a construção de uma cultura escolar mais democrática e para o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5597_TB1335_29102025233013.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN PEREIRA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN MARTINS" "autor_email" => "alancapomartins@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }