OS EFEITOS DO PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ/UFPA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125427 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1338 "inscrito_id" => 5543 "titulo" => "OS EFEITOS DO PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ/UFPA" "resumo" => "O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, instituído pelo MEC e gerido pela CAPES, concede bolsas aos alunos de cursos de licenciatura, para que possam realizar atividades pedagógicas em escolas públicas, auxiliando a aprimorar a sua formação enquanto acadêmico. Nesse sentido, este relato tem por objetivo refletir sobre os efeitos da inserção do PIBID no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, Campus Cametá, na percepção da coordenação de área (CA). Cabe enfatizar os seguintes benefícios: Divulgação do curso, o colocando em evidência e proporcionando um maior conhecimento pela comunidade; Ampliação dos espaços para discussão de questões curriculares e metodológicas pautadas na contextualização e na interdisciplinaridade; Aprofundamento na formação dos acadêmicos em decorrência do tempo de permanência na escola, apropriando-se de leituras e uma vivência da parte administrativa e pedagógica; Ampliação da produção científica do curso; Desenvolvimento profissional da coordenação de área provocado principalmente pelo trabalho colaborativo realizado com os supervisores e pelo conhecimento sobre a realidade da escola. Acrescenta-se, ainda, o aumento dos vínculos construídos entre os discentes e a coordenação de área, bem como a superação das dificuldades encontradas para permanência dos discentes no curso visto que a maioria costuma ser oriunda de vilarejos carentes tendo como características principais a vulnerabilidade socioeconômica. Ademais, os docentes do curso ao vivenciarem os desafios e necessidades escolares melhoraram seus planejamentos e as práticas disciplinares sendo possível contribuírem de forma qualificada para o trabalho de atualização do projeto pedagógico do curso. Assim, entendemos que o PIBID impactou fortemente o curso de Licenciatura em Ciências Naturais em todas as dimensões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5543_TB1338_16102025200711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDENIRA MERCEDES PEREIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "WALDENIRA" "autor_email" => "wtorres@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125427 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1338 "inscrito_id" => 5543 "titulo" => "OS EFEITOS DO PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ/UFPA" "resumo" => "O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, instituído pelo MEC e gerido pela CAPES, concede bolsas aos alunos de cursos de licenciatura, para que possam realizar atividades pedagógicas em escolas públicas, auxiliando a aprimorar a sua formação enquanto acadêmico. Nesse sentido, este relato tem por objetivo refletir sobre os efeitos da inserção do PIBID no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, Campus Cametá, na percepção da coordenação de área (CA). Cabe enfatizar os seguintes benefícios: Divulgação do curso, o colocando em evidência e proporcionando um maior conhecimento pela comunidade; Ampliação dos espaços para discussão de questões curriculares e metodológicas pautadas na contextualização e na interdisciplinaridade; Aprofundamento na formação dos acadêmicos em decorrência do tempo de permanência na escola, apropriando-se de leituras e uma vivência da parte administrativa e pedagógica; Ampliação da produção científica do curso; Desenvolvimento profissional da coordenação de área provocado principalmente pelo trabalho colaborativo realizado com os supervisores e pelo conhecimento sobre a realidade da escola. Acrescenta-se, ainda, o aumento dos vínculos construídos entre os discentes e a coordenação de área, bem como a superação das dificuldades encontradas para permanência dos discentes no curso visto que a maioria costuma ser oriunda de vilarejos carentes tendo como características principais a vulnerabilidade socioeconômica. Ademais, os docentes do curso ao vivenciarem os desafios e necessidades escolares melhoraram seus planejamentos e as práticas disciplinares sendo possível contribuírem de forma qualificada para o trabalho de atualização do projeto pedagógico do curso. Assim, entendemos que o PIBID impactou fortemente o curso de Licenciatura em Ciências Naturais em todas as dimensões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5543_TB1338_16102025200711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDENIRA MERCEDES PEREIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "WALDENIRA" "autor_email" => "wtorres@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }