Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA INSERÇÃO PRODUTIVA DOS EGRESSOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA POR MEIO DE INDICADORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125428
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1339
    "inscrito_id" => 8566
    "titulo" => "ANÁLISE DA INSERÇÃO PRODUTIVA DOS EGRESSOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA POR MEIO DE INDICADORES"
    "resumo" => "A evolução tecnológica tem provocado mudanças profundas na dinâmica do mercado de trabalho, influenciando diretamente a trabalhabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia. O avanço de ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas e big data tem automatizado processos e impulsionado a digitalização de diversas atividades, demandando novas competências dos profissionais. Nesse contexto, compreender os fatores que impactam a inserção dos egressos dos cursos superiores de tecnologia torna-se essencial para que as instituições de ensino possam preparar adequadamente seus alunos para os desafios do mundo do trabalho. Assim, a pesquisa buscou elaborar um modelo de análise dessa inserção dos egressos, por meio da identificação e monitoramento de indicadores relevantes. A partir de uma abordagem qualitativa exploratória, foram estabelecidas dimensões de análise que permitem avaliar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e sua adaptação às mudanças tecnológicas. O estudo também propôs estratégias para aprimorar as competências dos graduados, fortalecendo sua tal inserção em um cenário marcado pela transformação digital. Os resultados preliminares, obtidos a partir de uma amostra de alunos de uma instituição de ensino superior tecnológico do interior de São Paulo indicam que os egressos reconhecem positivamente a formação recebida, especialmente na dimensão tecnológica. Muitos consideram-se aptos a lidar com novas tecnologias e percebem alinhamento entre a formação acadêmica e as exigências do mercado. No entanto, a pesquisa aponta a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, sugerindo o fortalecimento de parcerias com empresas do setor tecnológico e o desenvolvimento de projetos acadêmicos voltados à inovação. Dessa forma, a pesquisa não apenas contribui para um diagnóstico mais preciso da inserção dos egressos, mas também reforça a importância da formação contínua e da aproximação entre a academia e o setor produtivo, garantindo que os profissionais estejam preparados para os desafios impostos pela digitalização e automação dos processos produtivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8566_TB1339_17102025110152.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE CARVALHO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.dias@fatec.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA (FATECAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125428
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1339
    "inscrito_id" => 8566
    "titulo" => "ANÁLISE DA INSERÇÃO PRODUTIVA DOS EGRESSOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA POR MEIO DE INDICADORES"
    "resumo" => "A evolução tecnológica tem provocado mudanças profundas na dinâmica do mercado de trabalho, influenciando diretamente a trabalhabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia. O avanço de ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas e big data tem automatizado processos e impulsionado a digitalização de diversas atividades, demandando novas competências dos profissionais. Nesse contexto, compreender os fatores que impactam a inserção dos egressos dos cursos superiores de tecnologia torna-se essencial para que as instituições de ensino possam preparar adequadamente seus alunos para os desafios do mundo do trabalho. Assim, a pesquisa buscou elaborar um modelo de análise dessa inserção dos egressos, por meio da identificação e monitoramento de indicadores relevantes. A partir de uma abordagem qualitativa exploratória, foram estabelecidas dimensões de análise que permitem avaliar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e sua adaptação às mudanças tecnológicas. O estudo também propôs estratégias para aprimorar as competências dos graduados, fortalecendo sua tal inserção em um cenário marcado pela transformação digital. Os resultados preliminares, obtidos a partir de uma amostra de alunos de uma instituição de ensino superior tecnológico do interior de São Paulo indicam que os egressos reconhecem positivamente a formação recebida, especialmente na dimensão tecnológica. Muitos consideram-se aptos a lidar com novas tecnologias e percebem alinhamento entre a formação acadêmica e as exigências do mercado. No entanto, a pesquisa aponta a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, sugerindo o fortalecimento de parcerias com empresas do setor tecnológico e o desenvolvimento de projetos acadêmicos voltados à inovação. Dessa forma, a pesquisa não apenas contribui para um diagnóstico mais preciso da inserção dos egressos, mas também reforça a importância da formação contínua e da aproximação entre a academia e o setor produtivo, garantindo que os profissionais estejam preparados para os desafios impostos pela digitalização e automação dos processos produtivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8566_TB1339_17102025110152.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE CARVALHO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.dias@fatec.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA (FATECAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evolução tecnológica tem provocado mudanças profundas na dinâmica do mercado de trabalho, influenciando diretamente a trabalhabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia. O avanço de ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas e big data tem automatizado processos e impulsionado a digitalização de diversas atividades, demandando novas competências dos profissionais. Nesse contexto, compreender os fatores que impactam a inserção dos egressos dos cursos superiores de tecnologia torna-se essencial para que as instituições de ensino possam preparar adequadamente seus alunos para os desafios do mundo do trabalho. Assim, a pesquisa buscou elaborar um modelo de análise dessa inserção dos egressos, por meio da identificação e monitoramento de indicadores relevantes. A partir de uma abordagem qualitativa exploratória, foram estabelecidas dimensões de análise que permitem avaliar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e sua adaptação às mudanças tecnológicas. O estudo também propôs estratégias para aprimorar as competências dos graduados, fortalecendo sua tal inserção em um cenário marcado pela transformação digital. Os resultados preliminares, obtidos a partir de uma amostra de alunos de uma instituição de ensino superior tecnológico do interior de São Paulo indicam que os egressos reconhecem positivamente a formação recebida, especialmente na dimensão tecnológica. Muitos consideram-se aptos a lidar com novas tecnologias e percebem alinhamento entre a formação acadêmica e as exigências do mercado. No entanto, a pesquisa aponta a necessidade de aperfeiçoamento contínuo, sugerindo o fortalecimento de parcerias com empresas do setor tecnológico e o desenvolvimento de projetos acadêmicos voltados à inovação. Dessa forma, a pesquisa não apenas contribui para um diagnóstico mais preciso da inserção dos egressos, mas também reforça a importância da formação contínua e da aproximação entre a academia e o setor produtivo, garantindo que os profissionais estejam preparados para os desafios impostos pela digitalização e automação dos processos produtivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.